segunda-feira, 30 de junho de 2008

O Professor de Alemão Egon Jagnow abordou a temática do Strudel no semanário Agazeta

O conhecido Professor Egon de Línguas Estrangeira Alemã, presenteou uma das colunas do respeitado Jornal Agazeta, com um texto, cuja temática foi a culinária do strudel. O texto veio a calhar com momento que a Fundação Cultural é o órgão governamental, facilitador de organização e realização da Festa Catarinense do Strudel. Conheça o texto na integra:

sábado, 28 de junho de 2008

Distribuição dos cartazes da Festa Catarinense do Strudel, na região do Garibaldi
Sábado 28 de junho foi o dia de distribuir em locais públicos, os cartazes da Iª Festa Catarinense do Strudel, na região do Garibaldi.
O comércio da comunidade foi o local priveligiado, visto onde há freqüência dos moradores, quer eles sejam das etnias suábios húngaros, alemães, italianos, poloneses, pomeranos e afros. Conheça pelo acervo de imagens digitais, os locais que receberam o cartaz pertinente a esta festa:
Este estabelecimento comercial foi receptivo, e uma simpática moça sinalizou positivamente, autorização para a colagem de um cartaz.
O cartaz da Festa do Strudel, ao lado de outros cartazes de eventos convida a comunidade a prestigiar e participar. O evento nasceu após 117 anos da chegada do povo magyar e suábio húngaro, na Colônia Jaraguá.
Estabelecimento comercial com bar e venda tem local próprio para colagem de cartazes de eventos da região do Garibaldi e arredores.
Entre marcas de cervejas, "mulheres propagandas", eventos, dentre outros, o cartaz da Festa do Strudel, tem nas cores da Bandeira da Hungria, um destaque gastronômico.
A tradicional casa de Comércio Teilacke, antigo Comércio Marquardt, no Jaraguá 84 foi outro local para colocação do cartaz. O cartaz ficou protegido sob os cuidados de São Pedro.

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Tifa Ribeirão Cacilda tem Escola Municipal com Patrono de origem alemã
Esta Unidade Escolar, vinculada à Rede Municipal de Ensino, tem no cidadão Georg Wolf, de origem alemã, o seu Patrono. Embora, o Sr Wolf, em vida tenha difundido os valores da cultura do Império Austro húngaro, ele nasceu no século XIX, na região dinamarquesa de Holstein/Schleswin, que veio a ser anexa pela antiga Prússia, atualmente território alemão. O Sr Wolf tornou-se uma celebridade no mundo dos negócios coloniais, na antiga Colônia Húngara do Jaraguá, na época pertencendo ao Município de Joinville (SC).
Passado um século do nascimento do Sr Georg Wolf, o Governo de Jaraguá do Sul homenageou este destacado homem, ao escolhê-lo como Patrono de uma da escolas públicas, no meio rural. As imagens digitais revelam o entorno do educandário e outros destaques:
A imagem frontal revela uma Unidade Escolar rural cercada pelo cultura da banana (fundos), principal atividade econômica dos agricultores da localidade da Tifa Ribeirão Cacilda.
A Unidade Escolar tem sua própria Missão, segundo as Diretrizes Nacionais dos Parâmetros Curriculares e o Sistema Municipal de Ensino.
A alfabetização com base na cartilha escolar é a linha mestra do processo ensino aprendizagem.
Nos anos 90 a edificação de madeira foi substituída por um edificação em alvenaria, melhorando consideralvelmente, o visual e denotando a presença do Governo Municipal, na esfera da educação.
A placa de madeira com dizeres em relevo mostra a importância da edificação e do Patrono da Undade Escolar.
O mural lembra aos escolares, que os meses de junho e julho acontecem os tradicionais festejos juninos e julinos.
Escola Municipal Santo Estevão e Igreja Santo Estevão, juntas para mostrar a cultura suábia húngara
A Igreja de Santo Estevão e a Escola Municipal Santo Estevão serão os locais onde ocorrerão parte da programação cultural da Festa Catarinense do Strudel, em 06 de julho.
Na igreja, o Pe Lucas Schwarz será o paróco responsável pela organização e relização da missa festiva. O Pe Lucas é suábio húngaro nascido em território de Jaraguá do Sul, inclusive foi batizado nesta Igreja de Santo Estevão. Atualmente é paróco em Maripá (PR).
A Escola Municipal "Santo Estevão", por meio da coodenação da Diretora Concepcion, está desenvolvendo diversos trabalhos de pesquisa histórica sobre a trajetória da população suábia húngara, que ocupou a região de Jaraguá Alto, no final do século XIX. Todo trabalho é multidisciplinar e tem a mediação dos professores desta Unidade Escolar, do Ensino Fundamental. Por meio das imagens digitais conheça as edificações que estão presentes e fazem parte da história desta comunidade:

No final do segundo milênio, na gestão do Sr Geraldo Werninghaus (in memorian), este prédio escolar foi edificado, nesta Unidade Escolar.

Na fachada principal há uma composição em relevo, com elementos que denotam a presença do Cristianismo Católico, do povo magyar e suábio húngaro, que chegou no Garibaldi, por volta de 1891.

Vista frontal da Igreja de Santo Estevão, no Jaraguá Alto. A edificação é um tributo a presença dos suábios do Danúbio ou suábios húngaros. Já a vista lateral mostra uma paisagem cultural religiosa, mais antiga de Jaraguá do Sul, motivo de admiração por todos os cristãos, independente de credo religioso.
Vídeo mostra a imagem do interior da Igreja de Santo Estevão:
http://br.youtube.com/watch?v=q3kAntNyQWg

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Biblioteca Pública "Rui Barbosa" foi palco de lançamento da Festa do Strudel

Aconteceu hoje, nas dependências da Biblioteca Pública, o lançamento da Festa Catarinense do Strudel, tendo Sidnei Marcelo Lopes, como comunicador e mestre de cerimônia.
Na oportunidade, a imprensa falada e escrita conheceu os indicadores culturais e os atrativos deste evento, que nasceu com a finalidade de difundir o valor gastronômico (strudel) da imigração suábia húngara, a partir de 1891, em território da Colônia Jaraguá.
Um acervo de imagens digitais mostra, o evento de lançamento da Festa Catarinense do Strudel:
Kelly Erdmann (O Correio do Povo), ? (Oregional), cinegrafista da RBN, todos atentos para dar cobertura jornalística ao evento.
Carlos Henrique Schroeder (jornal na mão) Flavio Brunagno (editor chefe Jornal do Vale), Marilene Giese (Diretora da Fundação Cultural em Exercício), Belini Moser (Fundação Logosófica/Conselho de Educação/WEG), e Silvia Regina Toassi Kita (Presidente Conselho de Cultura), todos convidados para conhecer a nova festa gastronômica regada a strudel.
O Sr Tim Francisco, Rádio Amizade FM (Corupá/SC), entrevistando Claudia Regina Ersching Kitzberger, Presidente da Associação Húngara.
O repórter e radialista Albino Flores, Studio FM, também foi em busca de matéria jornalística sobre a festa do grupo étnico suábios húngaros.
A Sra Sandra Batistela, repórter e apresentadora da RBN TV Jaraguá, também levantou entrevista referente a temática do evento, para difusão na TV a Cabo, canal local.
A repórter do Jornal Oregional entrevistou a Sra Claudia Kitzberger, com intuito de levantar boas informações, que possa gerar uma boa matéria jornalística ao leitor do Vale do Itapocu.
Após as devidas explanações pelo mestre de cerimônia Sidnei Marcelo Lopes, Claudia Kitzberger e Marilene Giese, todos foram convidados a degustar três sabores de strudel, o que agradou muito a imprensa e convidados. Alguém não gostou?

O editor chefe do Jornal Absoluto no dia 27 de junho destacou a seguinte matéria:

"Na ocasião, também foi apresentado a imprensa, a programação da Festa Catarinense do Strudel, que irá acontecer no próximo dia 6 de julho na Igreja Santo Estevão, localizada no Bairro Garibaldi. A festa inicia às 9 horas com a missa, seguida às 10h30 com a abertura oficial com apresentação do Grupo de Danças Húngaras Dunántúl. Logo após às 11h30 será servido o almoço típico – que terá como pratos principais, Goulash, Strudel, Nhoque e salada - , com demonstração de como se prepara o strudel, apresentações culturais e atividade recreativas. Um concurso do melhor strudel, que será realizado às 14h, fará do vencedor o rei ou a rainha jaraguaense do Strudel. A programação encerra às 16h30 com o resultado do concurso e o início do Baile com o Grupo Edelweiss de São Bento do Sul. Este evento é promovido pela Prefeitura Municipal através da Fundação Cultural em parceria com a Associação Húngara."

O Jornal Oregional, em matéria divulgada em seu semanário, destacou a seguinte noticia:

Tradição Húngara

A idéia de realizar a Festa Catarinense do Strudel surgiu há dois anos, mas a Associação Húngara só conseguiu concretizar este sonho agora. "A gente quer mostrar a gastronomia e a força da etnia", diz Cláudia Ersching, presidente da Associação.

A expectativa é atrair cerca de 2 mil pessoas para a Igreja de Santo Estevão, no bairro Garibaldi, entre jaraguaenses e turistas, inclusive de fora do Estado, que já confirmaram presença.A programação inicia com a missa na Igreja, apresentação do grupo de danças Dunántúl e concurso para escolher o rei ou a rainha do strudel. Durante o almoço baseado no goulash – prato tradicional feito de carne e especiarias – haverá os integrantes da Associação vão demonstrar o preparo do strudel.

Os visitantes poderão saborear 12 variedades de strudel doces e salgados. "A nossa massa tem uma variação em relação ao prato feito na Hungria, a nossa é mais macia", explicou Cláudia.

A presidente da Associação pôde comprovar as diferenças e as semelhanças entre as tradições da colônia húngara jaraguaense e o país de origem em duas viagens feitas em 2001 e 2007, com a finalidade de estreitar laços entre o Velho e o Novo Continente.

A comitiva que contou com a equipe da Fundação Cultural participou de um festival de dança, conheceram novas receita culinárias, trajes típicos e artesanatos. "Um amigo nosso que trabalha na Embaixada Húngara disse que eles adoraram a nossa tradição, porque estamos fortalecendo uma cultura que para eles, está se perdendo, eles ficam muito orgulhosos", lembra Cláudia.

A Associação lembra que todos os produtos são feitos com o apoio da comunidade. A 1ª Festa Catarinense do Strudel será no dia 06 de julho, na Comunidade Santo Estevão.

A jornalista Lilian Cardoso em sua colunua diária destacou o seguinte texto informativo:

"Festa catarinense do Strudel
No dia 6 de julho, na Comunidade Santo Estevão, bairro Garibaldi, em Jaraguá do Sul, ocorre a 1ª Festa Catarinense do Strudel. Na programação, missa às 9 horas, na Igreja de Santo Estevão, apresentação de danças húngaras, almoço típico, concurso do melhor strudel, entre outras demonstrações culturais. O baile será às 16h30 com o grupo Edelweiss, de São Bento do Sul."

Festa Catarinense do Strudel - 2008 Jaraguá do Sul - SC

A Festa Catarinense do Strudel já tem seu flayer para divulgação e marketing deste evento, que foi concebido com o objetivo de difundir o principal prato da culinária suábia húngara, na região do Garibaldi.
Passaram-se 117 anos da vinda dos imigrantes suábios húngaros, para a Colônia do Jaraguá e, finalmente, este grupo étnico terá uma festa própria, para simbolizar sua presença em território brasileiro.

terça-feira, 24 de junho de 2008

Família suábia húngara fabrica jibatas em Jaraguá Alto
A família do Sr Silvio Leithold de ascendência suábia húngara é fabricante de jibata, um veículo próprio para circulação em área rural. O véiculo é fabricado a partir do chacis de jipe e motor de tobata. A seguir as imagens revelam o ambiente onde se fabrica o veículo de transporte , genuinamente rural:Próximo à Igreja Católica Santo Estevão, em Jaraguá Alto, num local modesto há um pequena fabrica de jibata.
Este modelo de jibata foi fabricado e montado sem o toldo. Porém, duas poltronas garantem conforto para o homem do campo.

Este modelo de jibata tem cabine confortável. Em dia de chuva o agricultor tem um veículo que lhe protege e transporta as mercadorias da roça, como aipim, capim, cana, entre outros.

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Comissão Organizadora da Festa do Strudel planejam e visitam o local onde será o evento

Em 18 de junho (quarta-feira) à tarde, a Comissão Organizadora da Festa do Strudel, reuniu-se na Fundação de Cultura, para determinar as ações em prol da realização deste evento em Jaraguá Alto, 06 de julho (domingo), a partir das 9 horas.
A festa tem por objetivo de difundir os valores da cultura gastronômica, o strudel. Esse alimento de valor nutricional está presente 117 anos em Jaraguá do Sul, desde 1891, quando foi aberto o picadão do Garibaldi, onde foram instalados diversas famílias de origem suábia húngara e algumas de origem magyar. E foi deste grupo étnico que veio a contribuição culinária de confecção do strudel, prato típico que concedeu a Jaraguá do Sul, o título "Capital Catarinense do Strudel."
As imagens digitais revelam o trabalho de equipe, a qual planeja todas as etapas de realização deste evento, o qual nasce na base da comunidade, do Jaraguá Alto:

Professor Mario Orchowski e a Sra Rose Pinter, respectivamente, ele de ascendência polonesa e ela de ascendência suábia húngara, receberam a Comissão Organizadora, a qual trouxe o regulamento do Concurso de Confecção do Strudel.
Maria do Carmo (blusa preta), Fabiana Karsten (jeans), Claudia Kitzberger (blusa verde), Sidnei Marcelo Lopes e Ademir Pfiffer (fotógrafo). No pátio desta Unidade Escolar, conversando com a Sra Rose merendeira e atuante fabricante de strudel caseiro.
Vista frontal da Unidade Escolar Municipal e Estadual. A Unidade Escolar, também vai participar do evento da Festa do Strudel, com trabalhos que caracterizam a história e a cultura do povo suábio húngaro.
Professora Valquiria das série iniciais, também vai colaborar na elaboração e confecção de trabalhos que caracterizam a cultura suábia húngara.
Em 18 de junho na Fundação Cultural de Jaraguá do Sul aconteceu mais reunião para definir as diretrizes e a operação de organização da Festa do Strudel (Ademir Pfiffer, Claudia Kitzberger e Denise Hen).
Outros membros da Comissão Organizadora participaram da reunião (Marcia Alberton/toca).
Maria do Carmo Delgado de Souza, Carmen Vailatti (toca/blusa vermelha) e Marcia Alberton (casaco marrom).
O editor chefe do Jornal do Vale, em 23 de julho assinou a seguinte nota em seu semanário: "Jaraguá do Sul – A realização da 1ª Festa Estadual do Strudel, no dia 6 de julho, na Comunidade Santo Estevão, no Garibaldi, abrirá a programação dos 132 anos de fundação de Jaraguá do Sul, estendendo-se durante todo o mês."

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Festa do Strudel - 06 de julho de 2008
Comunidade de Santo Estevão - Jaraguá Alto - Jaraguá do Sul - SC - Brasil

Programação:
9 h – Missa na Igreja de Santo Estevão – Padre Lucas Schwarz
10h30min – Abertura Oficial com apresentação do Dunántúl e corte oficial do Strudel, (salão);
11h.30min. – início do almoço interativo, com demonstração de como faz strudel, apresentações culturais e brincadeiras,músicos Rafael Petry e João Paulo.
14h – Concurso de Strudel, escolha da Rainha da Festa.
15h – Início do Café, apresentações culturais e brincadeiras.
16h – Começa a apresentação do Trio Edelweiss.

Aqui está apresentado uma seqüência para termos uma base no que precisamos trabalhar, as atividades que serão desenvolvidas no decorrer do dia precisamos organizar na programação, ex.:
Exposição histórica, venda de artesanato, bocha, e outras atrações que farão parte da Festa...

Cardápio:
Strudel - R$ 15,00 inteiro – salgado: carne, frango, palmito, repolho, abóbora e frango
R$ 2,50 pedaço doce: queijinho, amendoim, maçã, coco, banana e abóbora.
Prato Típico – R$ 15,00 - (Goulash, strudel, pão e salada)
Chope (König Beer)
Café c/leite R$ 1,00

Encargos da Fundação Cultural:
2 toldos 10x10 m (verificar o local de montagem);
Banda Edelweiss de São Bento (horário que começa a tocar e sonorização durante o evento);
Setor de Eventos à disposição no dia da Festa e também para ajudar na decoração e montagem de estrutura;
Cerimonial e Programação Cultural para o dia da festa.

Encargos da Associação Húngara:
Decoração e montagem de Estrutura com auxílio da Fundação Cultural.
Confecção e comercialização de bebidas e comidas.
Culto Ecumênico.
Apresentação de Danças.

terça-feira, 17 de junho de 2008

Missa na Igreja Santo Estevão na Festa Estadual do Strudel
A Festa Estadual do Strudel acontecerá no Jaraguá Alto (Estrada Garibaldi), em 06 de julho, no Salão Comunitário da Igreja Santo Estevão. A mesma terá missa festiva, na igreja mais antiga de Jaraguá do Sul, cuja edificação remonta a década de 20, do século XX. A Comissão Organizadora está mantendo contatos com uma ordem religiosa do Estado de São Paulo, visando trazer um Padre, que tenha conhecimento da cultura religiosa dos suábios húngaros. Veja o teor dos conteúdos tratados via correio eletrônico:

Caro Ademir:
(06/06/08)
Sou o Pe. Ernesto Linka, OSB,abade emérito,ainda responsável pelo atendimento espiritual da Colonia húngara em São Paulo. Chegou à minhas mãos o seu convite para as festividades de julho em sua belíssima cidade.
Eu conheço sua região de passagem e me impressionou a grande extensão e sobretudo a preocupação com a preservação dos costumes e da cultura da Hungria.Também conheço alguns dos membros do grupo de dança porque estiveram aqui em nosso mosteiro há alguns anos atrás para abrilhantarem a nossa festa anual de Santo Estêvão.
Aqui em São Paulo só somos dois padres húngaros, idosos,com dificuldades para empreender viagens. Segundo Dna.Eva, você já foi informado de que também a não há mais pastor protestante húngaro.
O que me ocorreu foi manter contato com o Pe. Lucas Schwarz, que estudou conosco, aqui se formou, nasceu na sua região e hoje trabalha como pároco no Paraná. Ele não fala húngaro, fala alemão.Se você acha que é boa idéia, gostaria que me retornasse.
Apesar das dificuldades acho que seria bom mantermos um contato, e estaria muito grato se você pudesse me dar melhores informações sobre a festividade que pretendem fazer no início de julho.
Atenciosamente,
D. Ernesto Linka,OSB


Novo contato: 17/06/08

Caríssimo Ademir:
Apesar da demora, consegui localizar o Pe. Lucas Schwartz.Ele aceitou participar das festividades em sua cidade. Por sinal ele também foi batizado na igreja de Santo Estêvão.Estudou o Colegial, a Filosofia e a Teologia em nosso mosteiro aqui em São Paulo e assim bem inteirado do espírito húngaro.Ele no momento é pároco em Maripá(PR), Diocese de Toledo.Vai entrar em contato com vocês.
Quando vocês mantiverem contato favor me comunicar.
Abraço bem faterno e meus votos de sucesso para o evento.
D. Ernesto

Ademir:
Quanto á sua pergunta sobre a naturalidade de Pe. Lucas ele é natural de Jaraguá do Sul e foi batizado na Igreja de Santo Estevão.Quando criança ospais mudaram-se como agricultores para Maripá no Paraná. Ali enconrei-me com eles na década de 70. Pe. Lucas estudou no seminário menor que nossa ordem mantinha em Nova Santa Rosa no oeste do Paraná, muito próximo de Maripá.Por isso meu interesse de que ele participe dessa festa em suaterra natal.
Abraço
D. Ernesto, OSB
19/06/08

domingo, 15 de junho de 2008

Rodovia Elsa Trapp Meier corta a área de imigração suábia húngara
Quem decidir participar da Festal Estadual do Strudel, na região do Jaraguá Alto, em Jaraguá do Sul vai chegar ao local do evento, por intermédio de uma estrada rural asfaltada.
O Salão Comunitário e a Igreja Santo Estevão serão os locais de organização desta grandiosa festa, que tem no strudel, o principal atrativo. Pelas imagens digitais conheça, os caminhos em direção ao Garibaldi, no Jaraguá Alto:
Este trajeto da rodovia fica próximo a esta casa de enxaimel, de propriedade da família Stange. Uma bonita paisagem rural, onde encontramos exemplares da arquitetura dos suábios húngaros, muito parecida com a dos alemães.
Plantações de bananeiras cobrem a margem da rodovia, ao longo do trajeto, mostrando o potencial da cultura desta fruta, que é muito significativa para a economia do Município. Por isso, no dia da Festa Estadual do Strudel, não faltará strudel da fruta, da bananeira.
Esta imagem digital é do local próximo ao Comércio de Hains Thailacker.O casarão deste comércio é uma edificação histórica juntamente, com a Igreja da Santíssima Trindade, em fase de restauro. Portanto, vale apena conhecer a região da antiga Estrada Garibaldi, uma região que há 117 anos foi ocupada pelos imigrantes suábios húngaros.
Noite da Sopa Suábia Húngara foi um festival gastronômico de temperos
O Salão Comunitário da Igreja Santíssima Trindade foi pequeno para o grandioso público que prestigiou a Noite de Sopa, um símbolo da imigração suábia húngara em Jaraguá do Sul.
Veja, o que Flavio Brunagno, editor chefe do Jornal do Vale publicou:"Noite da Sopa Húngara destaca gastronomia -A Associação de Cultura Húngara por meio do Grupo de Danças Dunántúl definiu a data de 14 de junho para a realização da Noite das Sopas, na Comunidade Santíssima Trindade, Bairro Jaraguá 84. Será colocada a venda 300 cartões a R$ 10,00. Os participantes poderão provar sete variedades de sopas, com o pão húngaro e acompanhamentos. A presidente da Associação, Cláudia Ersching Kitzberger, informa que a expectativa de venda de cartões é boa". Veja pelas imagens digitais, como foi o evento, que reuniu mais de 400 convidados:
Danças folclóricas magyar foram apresentadas aos convidados. Aplausos não faltaram ao Grupo de Danças Dunántúl.
Os pequenos "magiares" também expressaram pela arte da dança, a cultura dos antigos suábios húngaros. Bonita tradição mantida em Jaraguá do Sul, o que enriquece a nossa cultura por este diferencial.
As indumentárias do Dunántúl, tanto masculina e feminina chamam atenção do público, pois possuiem traços coloridos (moças) que lembram uma das cores da Bandeira da Hungria.
Muitos aplausos para os dançarinos e para os que se dedicaram aos tachos de sopa, pois tudo foi preparado com fino paladar.
Um telão foi disponibilizado para que todos pudessem apreciar o sapateado e a ginga dos dançarinos. Foi uma noite de chuva e frio, o que ajudou a consumir os panelões dos sete tipos de sopa.
Quem ficou para o final ficou para rever os amigos, por meio de uma boa conversa, em dialeto suábio ou bairich, uma variação da língia alemã.
Um ex-vereador(Hilário Scheuer) e o empresário (Marcos Scheuer), ambos de ascendência suábia húngara, planejaram na ocasião os destinos de Jaraguá do Sul, para o pleito de outubro. Ninguém ficou sabendo sobre o acordo político em família.
Vídeos:
Revitalização interna da Igreja Santíssima Trindade - Jaraguá 84
Está em estágio avançado o restauro da Igreja Santíssima Trindade, no bairro Jaraguá 84. A execução do projeto de restauro trouxe ao canteiro da obra, um conjunto de trabalhadores qualificados, entre pedreiros, carpinteiros e pintores, todos especializados, o que garante a execução a entrega da obra no prazo detrminado. Veja por meio das imagens digitais e de um vídeo realizado em 12 de junho, o estágio dos trabalhos de restauro:
Andaimes de ferro, escorra de madeira roliça, sarrrafos, entres outros recursos, estão sendo utilizados, para dar suporte de execução à obra. Os trabalhadores dedicam-se intensamente, para que obra tenha qualidade.
O ritmo técnico dos trabalhadores, nas etapas de restauro garantem um serviço de qualidade.
Um pintor passa a primeira pintura no teto de madeira. A pintura provoca modificação no ambiente, recuperando os elementos da história do teto desta edificação histórica.
Na escada, o restaurador trabalha com uma lixa, para deixar a superfície da parede em condições de receber a pintura. Toda a ação dos trabalhos de restauro são devidamente analisadas e consideradas importantes, visto recuperar a história da edificação, da década de 20, do século XX.
Na entrada principal os restauradores executam a recuperção do mesanino, local onde os fiéis ou o coral da Igreja poderá ficar durante uma missa.