quarta-feira, 11 de março de 2009

Recital de Cítaras atraiu os suábios húngaros e magiares


A Associação Húngara de Jaraguá do Sul participou dos festejos dos 180 anos de Imigração Alemã em território catarinense, quando da realização do Recital de Cítara, em 7 de março, no Restaurante da Armalwee. O evento foi organizado pelo Botafogo Futebol Clube da Barra do Rio Cerro, em parceria com o SESC, o qual contou com a presença dos músicos de cordas, Lúcia Menarin (Professora de Matemática) e Henrique Menarin (estudante de Engenharia Mecânica/UFSC), da cidade paranaense de Castro.
A Sra Claudia Ersching Kitzberger compareceu com a família e demais associados, para apreciar as artes das cordas, cuja cultura é muito difundida no Leste europeu (Hungria), terra de origem dos suábios húngaros.
A Associção Húngara, através dos seus associados puderam conhecer a versatilidade do instrumento, o qual é muito ligado à origem do húngaros e suábios húngaros. Portanto, fica o desafio para esta Associação refletir a possibilidade de implantação de um Projeto Piloto em sua sede social, na Estrada Garibaldi, pra difusão desta cultura musical.
Em depomento na ocasião do recital, a Sra Claudia lembrou que sua avô tem recordações de que na familia Wolf, na região do Garibaldi, no transcorrer do século XX, havia alguém, que soubesse manipular as cordas, as quais originavam lindas canções européias.

Ademar Ersching, o Suábio Húngaro filmou a festa dos 180 anos da Imigração Alemã de Santa Catarina

O cinegrafista e fotógrafo Ademar Ersching, de ascendência suábia húngara foi o contratado pelo Botafogo Futebol Clube, para filmar o documentário das atrações musicais da cultura germânica, no último 8 de março.
Ademar tornou-se profissional da arte da fotografia e da filmagem, desde que trabalhou no Foto Loos, empresa do Sr Waldemar Behling, sucessor de Rudolpho Loos, imigrante alemão que chegou em Jaraguá do Sul por volta dos 30 e instalou um estúdio fotofráfico conceituado, na principal via da cidade, a Marechal Deodoro da Fonseca, antigo Caminho Jaraguá Rio da Luz.
Ademar passou o domingo, das 9 horas até 19 horas realizando filmagens, cujo trabalho vai render um DVD com os melhores momentos do 4º Encontro de Músico da Cultura Alemã, um tributo aos colonizadores de Jaraguá do Sul (133 anos) e a Imigração Alemã em Santa Catarina – São Pedro de Alcântara a primeira Colônia Alemã.
O trabalho de Ademar Ersching de registro das comemorações dos 180 anos da presença da Imigração Alemã em Santa Catarina, mostra a aproximidade da população remanescente do Leste Europeu, que na América do Sul sempre conviveu harmoniosamente, com as demais cultura, para a afirmação e construção da identidade nacional.
Em 2011 serão festejados os 120 anos da presença húngara e suábia húngara em Jaraguá do Sul, a qual foi e é uma das mais significativas colônias fundadas no Brasil. Os festejos deverão ser tratados cuidadosamente pela Associação Húngara, que deverá planejar para aquele ano, inúmeros eventos de natureza cultural, durante todo o ano. Até lá a Associação Húngara deverá estar em funcionando com os cursos de Língua Estrangeira (Húngara) e musicalização através da cítara.