segunda-feira, 20 de abril de 2009

180 Anos de Imigração Alemã em SC - 10º Acampamento Folclórico - Armalwee 9

A noite de 18 de abril, no sábado foi de encontro do folclore sul brasileiro, quando ocorreu o 10 Acampamento Folclórico, que trouxe à cidade diversos grupos de culturas, que estão em território brasileiro.
O Grupo de Danças Folclóricas Dunántúl, que caracteriza a cultura da dança magyar e suábia húngara, apresentou-se com uma animada coreografia , arrancando aplausos do público presente.
Vale ressaltar que a Comissão de Organização do evento mostrou eficácia, pois a festa foi regada à disciplina e bom entretendimento.
O folclore continua sendo um meio de formação e aproximação de culturas.
Ademir Pfiffer - Historiador e Professor

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Alfonso Steinlein, o promissor agricultor da Estrada Ribeirão Rodrigues



Viver, viver, viver!João Steinlein, o conhecedor da história da imigração magyar e suábia húngara.




João Steinlein morador há 81 anos no Ribeirão Rodrigues.
Conheça os fragmentos desta trajetória de vida.
Ademir Pfiffer - Jaraguá do Sul - SC

Renato Steinlein, visitando o irmão João no Ribeirão Rodrigues

O vídeo caracteriza a história de vida dos Steinlein, família suábia húngara, que chegou no Brasil no decorrer do Século XIX.



Ademir Pfiffer - Historiador

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Estradas Jaraguazinho e Ribeirão Rodrigues, caminho da imigração magyar e suábia húngara


Propriedade rural do Sr Alfonso Stheilein e Miranda Poltronieri Stheilein, ainda nos moldes da imigração suábia húngara, do século XIX.


15 de abril data magna, pois fomos (Ademir Pfiffer, Renato Stheilein e Sidnei Marcelo Lopes) à casa do Sr Alfonso Stheilein, para entrevista de História Oral - Arquivo Histórico "Eugênio Victor Schmöckel". Chegamos no Ribeirão Rodrigues pelas 9 horas e 15 minutos e retornamos as 15 horas.
Ademir Pfiffer - Historiador

quarta-feira, 8 de abril de 2009

IIª Festa do Strudel - Comunidade Igreja da Santíssima Trindade

Data? 05 de julhos (domingo)
Atrativos? Culto Musicalizado e Ecumênico
Horário: 9 horas
Abertura? 10 horas
A imagem da Igreja Santíssima Trindade revitalizada recentemente será o local de um culto ecumênico. A edificação remota a década de 20 do século passado, um cartão postal da cidade, para o visitante conhecer in loco, o legado cultural e religioso, do povo magyar e suábio húngaro.
O Bairro Jaraguá 84, apesar da urbanização recente, ainda mantém fortes traços do cultivo da banana, milho e aipim.
O salão comunitário será palco dessa festa, cujo atrativo está na iguaria do Strudel, com diversos sabores, bem como o tradicional gulache, que será servido no almoço.
São dois pisos para acomodar o público visitante, bem como tendas serão instaladas para acolher o público, as atrações folclóricas e a dança tradicional de salão, ao som de uma banda musical que volorize a musicalidade folclórica do antigo Império Austro Húngaro.
Toda região é servida por ótima rodovia asfaltada, o que facilita o acesso ao local.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Festa do Strudel - Comissão preliminar visita a Igreja e o Salão da Santíssima Trindade

Em 07 de abril, na terça-feira, às 9 horas da manhã, uma equipe multidisciplinar foi ao Jaraguá 84 - antigo reduto da imigração magiar e suábia húngara, para conhecer as instalações do Salão da Igreja Católica Santíssima Trindade.
Integraram a Comissão Preliminar da IIª Festa do Strudel: Ademir Pfiffer, Sidnei Marcelo Lopes, Denis Henn, Marilene Giese e Claudia Regina Ersching Kitzberger, a qual é Presidente da Associção Húngara e coreógrafa do Grupo de Danças Folclóricas Dunántúl.
A visita serviu para diagnosticar e avaliar as perspectivas da realização da IIª Festa do Strudel, numa edificação com piso terra e parte superior. De acordo com o diagnóstico dos observadores é necessário uma estrutura de barracas, confecção de piso de madeiras e estrutura de mesas e cadeiras, para servir de melhor comodidade para os visitantes.
Além disso foi discutido e observado o entorno do local da IIª Festa do Strudel, para estacionamento de carros dos visitantes da festa.

Video I - Rua Bertha Weege - Barra/Jaraguá 99



Vídeo II - Rodovia Elza Trapp Meier/Jaraguá 84