segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Magyares e suábios-húngaros serão homengeados pela marca do associativismo

Foto: Festa Pomerana, por Ademir Pfiffer
Os fleyers de difusão do VIº Encontro de Músicos da Cultura Alemã já estão circulando nas redes sociais da internet (Blogsfera, Facebook, Twitter, Myspace, Orkut), divulgando o evento de 6 de março, que ocorrerá no Salão Botafogo, da Barra do Rio Cerro de Jaraguá do Sul.

O evento deste ano ganhou apoio publicitário novamente do Jornal do Vale e dos músicos Rodrigo Kienen (Blumenau) e Marcio Brosowsky (São Bento do Sul).

Além disso, o evento será um tributo à imigração suábia-húngara e magyar, que completará, em 21 de junho do ano corrente, 120 anos de presença, em Jaraguá do Sul.

A população remanescente do Leste europeu será homenageada pela Clube Alvinegro, em virtude de várias famílias de origem suábia-húngara ter tido participação no movimento do futebol amador, neste clube. Outras famílias se destacaram na administração do Botafogo, compondo o quadro da diretoria. São destaques as famílias Papp - 5 atletas de futebol amador - , Kaiser, Hen, dentre outras.

Para não deixar de reconhecer a contribuição deste grupo étnco na história sexagenária do Botafogo, a diretoria definiu esta pequena e singela homenagem.

Os músicos interessados em participar de evento cultural, poderão realizar as inscrições, que já iniciaram em 3 de janeiro, até 19 de fevereiro, data de encerramento das mesmas.

Ademir Pfiffer - Departamento de Cultura

sábado, 15 de janeiro de 2011

Álvaro Papp, o suábio-húngaro do futebol amador


Álvaro Papp, o suábio-húngaro do futebol amador. Em sua residência no Bairro Barra do Rio Cerro narrou a curta trajetória no futebol amador, no campo de Luiz Satler, nos anos 50.
Atualmente tem uma vida ligada ao comércio de peças de veículos. Porém, o filho Adilson e o neto José Papp seguiram a atividade esportiva no mesmo clube, o Botafogo da Barra, que foi parceiro para educar várias gerações. Esta foi uma das entrevistas que mostrou porque a Estrela Sexagenária é o maio patrimônio social daquele afamado bairro, terra de bons atletas e de lindas moças (Schützenfest).
Ademir Pfiffer - Historiador