domingo, 17 de abril de 2011

Afroeuro Carnaval Jaraguá do Sul - SC - 11


A comunidade suábia e húngara, a população remanescente foi à passarela do samba receber e participar da homenagem dos 120 anos da presença da imigração européia do Leste europeu, em Jaraguá do Sul.
Ademir Pfiffer - Historiador

Afroeuro Carnaval Jaraguá do Sul - SC - 10.


Dia 5 de março a passarela do samba, que fica no antigo Agropecuário da era Prefeito Artur Müller (in memorian) - anos 50 - foi palco de homenagem à imigração e colonização suábia e húngara de Jaraguá do Sul (SC).
Ademir Pfiffer - Historiador

quinta-feira, 7 de abril de 2011

6º Encontro de Músicos da Cultura Alemã 53

6º Encontro de Músicos da Cultura Alemã (vídeo 53). Nesta apresentação o Grupo Folclórico Dunántúl mostrou ao público, que a dança do Leste europeu tem suas próprias características. No passado as mesmas eram dançadas no salões da região da Estrada Garibaldi, onde ocorreu a imigração suábia e húngara. O Salão de Georg Wolf (arquitetura em enxaimel), local onde durante a semana funcionava um comércio de secos e molhados, também tinha uma ampla sala para dançar músicas folclóricas européias, ao som de bandoneon, cítara e violino. Posteriormente, veio as bandinhas com instrumentos de sopro e metais.
Ademir Pfiffer - Historiador



6º Encontro de Músicos da Cultura Alemã 52

6º Encontro de Músicos da Cultura Alemã (vídeo 52). Apresentação especial do Dunántúl, grupo de danças folclóricas húngaras, ligado ao movimento étnico dos suábios e húngaros, de Jaraguá do Sul (SC), presente há 120 anos na história da imigração de nossa cidade. No Botafogo, o grupo folclórico veio em virtude das homenagens que receberam em detrimento do evento clubístico da Barra do Rio Cerro. Ademir Pfiffer - Historiador