sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Suábios e magyares da antiga Jaraguá

Fonte: FolhaSC - Agosto de 2011. - Coleção: Arquivo Histórico "Eugênio Victor Schmöckel"

Esta imagem fotográfica é marco histórico dos anos 30, do século XX. O fotógrafo[anônimo], que retratou a imagem na região da Estrada Garibaldi, em Jaraguá [SC], nunca poderia imaginar, que ela seria um elemento sinalizador da presença do povo do Leste europeu em território catarinense.
Até 1939, a comunidade húngara de Jaraguá do Sul matinha sua identidade linguística, folclórica e culinária, muito próxima da Hungria, terra de múltiplas etnias e minorias étnicas.
Com o advento da Segunda Guerra Mundial, o Brasil que se tornou importante parceiro dos aliados, rompeu as relações diplomáticas com a nação magyar. Isso provocou profundas rupturas e sepultou a amizade entre os dois países. Encerrava-se assim, o primeiro ciclo de unidade diplomática, o que gerou desconforto social e político, na região da Estrada Garibaldi, composta por várias tifas, onde isoladamente residiam esta população.
Em 1995, o movimento de revitalização da identidade húngara ressurgiu em Jaraguá do Sul, através de agentes do Estado de São Paulo, que fizeram  Jaraguá do Sul regressar ao passado  magyar, quando ressurgiu o sentimento nacionalista pelo Santo Estevão, o padroeiro guerreiro da Hungria.