quarta-feira, 29 de maio de 2013

Definada Cristiane Kitzberger, como a única professora de idioma húngaro

 REUNIÃO ESPECIAL

DESCENDENTES CATARINENSES EM BUSCA DA CIDADANIA HÚNGARA

Ata 04/13 (consolidada)

Data: 27.05.13

Hora: 17h45

Duração: 0h30

 Local: Museu Histórico "Emílio da Silva"

Presentes:

 Ademir Pfiffer (Museu Emílio da Silva), Aparecida Martins (Pres.AHJS),

Cristiane Kitzberger (Professora de Húngaro),  Emílio da Silva Neto (Coordenador)

 

Ausentes Justificados:

Marlise Müller (em serviço), Valmor Dallagnolo (em viagem internacional)


Ausentes Não Justificados:

Sidnei Marcelo Lopes, Sílvia Regina Toassi Kita

 LEMBRADOS, para facilitar a comunicação
·         Ademir Pfiffer (Repr.Pref.JS): (47) 9704.5296, ademirpfiffer@yahoo.com.br
·         Aparecida (Cida, Presidente da AHJS) : (47) 9917.7633, cidam@netuno.com.br
·         Associação Húngara de JS / AHJS: ahjs.dunantul@gmail.com
·         Cristiane (Profa. de Húngaro): (47) 9973.9839, cristiane.arquiteta@gmail.com
·         Emílio (Coordenador do GT): (47) 9977.9595, emilio@arcoirisalimentos.com.br
·         Marlise Müller: (47) 8409.8520, marlisemullerjs@gmail.com
·         Sidnei (Fund.Mun.Cultura): (47) 9966.2001, memoria.cultura@jaraguadosul.sc.gov.br
·         Valmor Dallagnolo: (47) 9975.1294, vdallagnolo@gmail.com

REGISTRADO o belo e moderno design desenvolvido pelo aluno Leonardo Vieira, a quem parabenizamos e agradecemos pelo esforço e cortesia.
   Contudo, DECIDIU-SE pela continuidade do uso do brasão húngaro como logo da AHJS.

3.    ALUNOS INADIMPLENTES
APROVADO o prazo final (29.05.13) para a regularização das pendências financeiras de alunos, para que estes mantenham as suas inscrições no Curso, sob pena de se assim não o fizerem, serem substituídos por integrantes da lista de espera.

4.    PROFESSORA DO CURSO
APROVADO que se mantenha, por ora, a Professora Cristiane Kitzberger, como única docente do Curso Básico de Húngaro, pelas razões que se seguem:
    • sua capacitação para o ensino dos fundamentos da língua magyar (suficientes para a obtenção da Cidadania Húngara, objetivo único da quase totalidade dos alunos matriculados) foi avalizada por uma  Professora de São Paulo e tem sido comprovada em sala de aula
    • a Professora Cristiane tem  mostrado motivação, empenho, capricho e  dedicação ao ensino da língua magyar básica, dignos de muitos elogios
    • prova inconteste do seu compromisso (responsabilidade) com a missão assumida e, visando um up grade em sua capacitação para o ensino, a Professora voltará à Hungria, no mês de julho deste ano
    • a Professora Cristiane dispõe de tempo para  04 turmas por semana, de forma a reduzir as classes, visando um bom aproveitamento (resultados), a cerca de 11 alunos por turma (45/4 ~ 11), número este, bem próximo daquele considerado ideal pelo Sr. Gábor (10 por turma)
    • não há motivo atual, reclamação explícita ou fato novo que justifique, neste momento, a substituição da Professora Cristiane ou a contratação de uma segunda Professora, com idêntica função, qual seja, a de ensinar rudimentos de húngaro para a obtenção da Cidadania Húngara
    • a eventual vinda da Senhorita Mikolt, para compartilhar seu conhecimento, trabalhar em alguma empresa, entidade ou órgão, ensinar artes e idiomas ou viver em Jaraguá do Sul  tem apoio total da comunidade húngara, onde será muito bem recebida, encaminhada e auxiliada. Contudo, o que não se pode – neste momento – é causar desmotivação na Professora Cristiane (pela divisão de turmas) e nem garantir a sustentação econômica inicial da Senhorita Mikolt, pois a AHJS não tem qualquer patrocínio da Prefeitura Municipal
    • o compromisso assumido desde a primeira Reunião do Grupo de Trabalho, em 28.02.13, foi o de ter uma Professora local por, no mínimo, 06 meses. Nada há, por ora, que justifique uma mudança imediata de planos  

5.  DADOS DOS ALUNOS
SOLICITADO que a Professora Cristiane atualize a planilha Excel com a relação dos alunos e a reenvie a todos.

Emílio Da Silva Neto
Descendente das Famílias Húngaras Schreiner e Salamon
Coordenador deste Grupo de Trabalho



<< Cidadania Húngara – Ata Reunião>>

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Prefeitura Jaraguá do Sul - visita húngara






Eszter Dobos, a Cônsul à serviço da Hungria em Jaraguá do Sul

Imagem: Ademir Pfiffer 
A Cônsul Eszter Dobos esteve em Jaraguá em 11/05, para tratar de assuntos de assessoria de formação de curso básico em Língua Estrangeira Húngara, naturalização e vínculos culturais que unem Brasil e Hungria.
Na foto,  no gabinete do prefeito Dieter Janssen, temos Hilário Bartel [1] esposa, a Cônsul e Cristiane Kitzberger, que tem a incumbência de fomentar o valor linguístico entre os remanescentes da imigração suábia e húngara.

[1] Descendente da família Leithold, de origem suábia húngara.

Fernanda Klitzke, registro fotográfico histórico

Ademir Pfiffer - Imagem
A Chefe de Gabinete, Fernanda Klitzke da administração Dieter Janssen, participou da recepção do Embaixador da Hungria, em 11/05.
Na imagem fotográfica, também temos o Excelentíssimo Csaba Szijjártó, Eszter Dobos e Gábor Gyuricza.
Com esta visita oficial do representante do Governo da Hungria a Jaraguá do Sul [SC] abrem-se novos horizontes na política de atrativas entre as duas nações, por conta dos laços da emigração húngara, que aportou em 1891, na Colônia do Jaraguá.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Momento fotográfico na sala de reuniões da Prefeitura de Jaraguá do Sul [SC]

O Prefeito Dieter Janssen fez as honras da casa, no sábado 11/05, quando da visita do Embaixador Magyar, em seu gabinete.
Uma foto marcou a visita oficial do Embaixador Csaba Szijjártó, na qual está registrada a participação do Deputado Estadual, Carlos Chiodini, da ALESC.
Ademir Pfiffer - Historiador

Embaixador Magyar na sala da identidade visual Jaraguá

No sábado 11/05, um evento histórico uniu o Brasil e a Hungria, a visita oficial do Excelentíssimo Embaixador Csaba Szijjártó.
Pela ordem da imagem fotográfica, temos o casal húngaro, a Senhora Edite e Csaba, Christina Ujva [Cônsul Honorária de Santa Catarina/Florianópolis], Dieter Janssen [Prefeito], Sidnei Marcelo Lopes [Mestre em Patrimônio e Cultura], Eszter Dobos [Cônsul], Gábor Gyuricza [Auxiliar Consular] e Aparecida Martim [Presidente Associação Húngara].
A sala de reuniões anexa ao Gabinete do prefeito foi palco de mais um importante acontecimento histórico, em 2013, cujo evento fortaleceu a unidade política e e cultural, entre Brasil e Hungria.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Janssen e Szijjártó

O Prefeito Dieter Janssen recebeu no último dia 11/05, às 9 horas, em seu gabinete e depois na salas de reuniões, na Prefeitura de Jaraguá do Sul [SC], o Excelentíssimo Senhor Csaba Szijjártó, Embaixador da Hungria.
A imagem revela a chegada da autoridade húngara, ao gabinete do anfitrião, que recebeu tal Embaixador em nome dos jaraguaenses e de modo particular, em nome da população remanescente da imigração suábia  e húngara, que aportou na Colônia Jaraguá, em 1891.
Ademir Pfiffer - Historiador

Identidade visual Jaraguá, na terra de suábios e húngaros


O Excelentíssimo Senhor Csaba Szijjáró, o Embaixador e a Cônsul Eszter Dob da Hungria foram as primeiras autoridades estrangeiras que conheceram a identidade visual de Jaraguá do Sul [SC], na sala de reuniões do Prefeito Dieter Janssen.
A data festiva de 11 de maio entrou para a história deste Governo, pois na sessão de discursos e troca de presentes, entres as três autoridades, a imprensa fotografou Dieter, Csaba e Eszter, com o fundo estampado,  nas cores da identidade da cidade.
Ademir Pfiffer - Historiador