Os 117 anos de presença dos suábios-húngaros em Jaraguá do Sul serão comemorados com um livro que narra esta trajetória
Três professores, que são formados nas áreas de Letras, Estudos Sociais e Educação Física lançaram em 28 de maio um livro, o qul destaca a temática da imigração suábia-húngara no Vale do Itapocu, sobretudo na antiga Colônia Jaraguá.
São autores desta magnifica obra literária, as Sras Olga Piazera Majcher, Alcioni Macedo Canuto e o Sr Sidnei Marcelo Lopes.
O livro que sintetiza a trajetória dos suábios-húngaros, é fruto de pesquisas bibliográficas inspiradas nos textos do saudoso Sr Eugênio Victor Schmöckel, pesquisador e historiador auto-didata. Também enriquecem a obra, um conjunto de diversas entrevistas de memória oral, pesquisas icnográficas e documental. Sendo que um dos autores, o Sr Sidnei Marcelo Lopes foi por duas ocasiões a Hungria, em busca de dados etnográficos, com a senhorita Catarina Kovacs, pesquisadora da Universidade de Budapeste.
É importante salientar, que a senhorita Kovacs é uma das incentivadoras do trabalho de valorização e revitalização da cultura suábia-húngara, no Brasil. Por isso, reforça atualmente, por meio de constantes visitas à cidade de Jaraguá do Sul, a necessidade de aprofundar a reflexão, em relação a identidade pela consciência magiar, pois a Hungria, orgulha-se deste povo que se tronou profíco, em território brasileiro.
A Professora Alcioni Macedo Canuto, tem participação face a sua ida a Hungria, quando também foi levantar dados significativos da saída do povo suábio-húngaro, do antigo Império Austro-Húngaro ao Brasil, no final do século XIX. A presença da Sra Alcione neste livro, também está associada, ao trabalho de curadoria por ocasião de duas exposições no Museu Histórico Municipal "Emílio da Silva", cuja experiência técnica em museologia lhe confere credibilidade, para enaultecer a saga e a história dos suábios do Danúbio, como também são conhecidos este povo, em nossa cidade jaraguaense.
A Sr Olga Piazera Majcher teve a maior responsabilidade, pois esboçou o projeto de pesquisa do livro e partiu para execução do mesmo.
Com dedicação visitou várias famílias, cemitérios (centros de memória da vida) da região do Jaraguá Alto, Estrada Garibaldi, Centro e outros, garimpando dados familiares e geneológicos. De posse desses indicadores, a Sra Olga, pesquisadora e professora tabulou as informações e aprofundou-se na elaboração da dissertação, que gerou um rico trabalho científico, o qual servirá de base para outros.
Em relação à imigração húngara, vale destacar, que o primeiro trabalho foi elaborado pelo jovem Juliano Berti, que no ano de 2005 lançou o livro da Família Schogor, de origem suábia-húngara. Embora, o trabalho de Julinano tenha sido restringido à família Schogor e outras, o mesmo se constitui uma obra referencial, de significativas informações étnica-cultural, folclórica e genealógica.
Portanto, a imigração suábia-húngara tem dois importantes livros, que relatam a trajetória deste povo em Jaraguá do Sul há 117 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário