Por estarmos integrados e sintonizados com a Metropole das América, a cidade de São Paulo, acolhedora do povo magyar do Leste euuropeu, através da Casa Húngara.
A Casa Húngara localizada no Bairro Vila Olimpia é uma importante instituição social à serviço da cidadania de hángaros e brasileiros.
Em 2008, entre os dias 17 e 18 de julho, os membros da Associação Húngara de Jaraguá do Sul foram hospedados nesta instituição. E, por longas horas desfrutamos da cultura húngara em meio à biblioteca, pinacoteca, entre outros elementos que nos remeteram à recordações da Hungria, que visitamos em agosto de 2007.
O que se fez para festejar o dia da Hungria em 2008, em São Paulo, Capital?
"Foi celebrada com a presença do conhecido Dömötör Gábor, chefe da Associação de Escoteiros Húngaros, fora da Hungria (nos EUA).No programa tivemos 2 filmes curtos, um sobre a Revolução (filmado em 1957) e outro sobre a Hungria atual, uma declamação da poesia de Wass Albert, “Üzenet haza", interpretada por Hársi Sári e a palestra de Dömötör Gábor, que falou sobre a influência dos húngaros e seus ideais naquela época e os seus aspectos relacionados com a situação atual do país. O discurso foi bem intenso e profundo, emocionando e tocando cada um dos presentes."
http://www.ahungara.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário