domingo, 27 de dezembro de 2009

Sander Nadgy, o maranhense magyar que veio a Jaraguá do Sul - SC

O mês de julho de 2008 foi marcado pela visita do Professor Sander Nadgy, do Estado do Maranhão, que veio à convite meu, para conhecer a presença da imigração suábia húngara e magyar, ainda remanescente, em Jaraguá do Sul (SC).
Para marcar a visita, apresentei a família Nadgy (sobrinho, cunhada e irmão), o Centro Histórico (Prédio da Estação do Trem) revitalizado, a geografia da área rural da Estrada Garibaldi centenária, a Igreja de Santo Estevão, a Igreja da Santíssima Trindade e o Cemitério do Jaraguá 84 (lado Pequeno). Lá gravei esta micorentrevista para sinalizar a vista desta família maranhense em Jaraguá do Sul, cujo papel de monitor de turismo realizei e registrei para a posterioridade.
A família Nadgy no Brasil marcou presença, a partir da Segunda Guerra Mundial.
O pai do Professor Sander, Nagy Lajos Endre tornou-se celebridade no mundo da Arte Contemporânea, aqui no Brasil e na América Latina (Paraguai e Uruguai). Deixou importante acervo no Maranhão, cidade de São Luís. Hoje é referência no Brasil, quando o assunto é arte magyar.
Do  Professor Sander ganhei dois portas chaves (modelo magyar/latino), com características do trabalho artístico criado pelo seu saudoso pai.

Nenhum comentário: