quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Sander Nagy, húngaro brasileiro e sua contribuição na pesquisa social


        Sander Nagy até pouco tempo era professor de arte, no Pará, região Norte do Brasil. O gosto pela brasilidade e latinidade herdou do pai um imigrante húngaro, que deixou importante contribuições no mundo da arte no Brasil.
          O professor Sander, há poucos anos atrás, deixou a região Norte do Brasil, migrando ao Estado de São Paulo, onde após intensa pesquisa com um grupo de intelectuais gerou a obra, "As Grandes Vedetes do Brasil".
       No dia 22 de outubro, o Correio da agência de Jaraguá do Sul [SC], entregou na minha residência, a obra elencada anteriormente, pois o autor tem vínculo com a cidade.
     Em certa ocasião Sander veio à cidade na condição turista para conhecer a comunidade húngara da Estrada Garibaldi,. Assim, com a família conheceram o patrimônio edificado das igrejas [Santíssima Trindade e Santo Estevão] católicas [embora não seja católico], bem como os cemitérios, espaços  de sociabilidade memorial.



No livro, na página 289, Nagy escreveu a seguinte dedicatória: 


Uma carta escrita a punho, em letra cursiva, por Sander Nagy encontrei na página 289, que revela a seguinte narrativa:



           Aos autores e o pesquisador Sander Nagy, externo os agradecimentos pela importante contribuição com a pesquisa social de entrevistas e periódicos, que gerou a mais rica obra sobre o assunto no Brasil.

Nenhum comentário: