domingo, 1 de novembro de 2015

Memórias da Cidade - Preservar para Usar | Jaqueline Quadros | TEDxBlume...





Jaqueline Quadros é uma cidadã jaraguaense da gema. Embora, morando em São José (SC) e trabalhando em Florianópolis (SC), como descendente de suábio húngaros (família Wolf) foi a Blumenau (SC), participar de um programa TEDx BlumenauSalon.
No evento discorreu sobre a Paisagem Cultural Brasileira, inserida no Vale do Rio da Luz, município de Jaraguá do Sul (SC).
A contribuição não se ateve ao patrimônio material, mas ampliou o viés para a cultura imaterial, que permeia os hábitos e costumes dessa comunidade remanescente dos descendentes germânicos (alemães e pomeranos).
Confrontou os argumentos com a legislação vigente no pais, sobre o patrimônio cultural, estimulou a reflexão sobre a política e a prática de preservação vinculada ao sentimento de pertencimento à comunidade.
O vídeo é recomendado, como um elemento de reflexão, que possibilita novos diálogos. Assim, contribuiu para provocar no cidadão, a satisfação pelo sentimento de preservação da sua origem e valores.
 Dessa forma o cidadão que faz a sua parte para construção de um mundo melhor estará ligado com olhar sublime ao passado e ao presente, criando novas formas de preservação com diálogo e entendimento cultural e patrimonial.
O Brasil precisa de gente como Jaqueline e tantas outras na luta pela defesa do nosso patrimônio, que define a nossa identidade cultural.

Ademir Pfiffer - Historiador

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Lovers On The Sun - David Guetta/Staccato Live (Violin/Cello/Guitar)





De Joinville (SC) recebi este musical gravado por dois brasileiros, um Sendo Kairo Kanzler, descendente de suábio húngaro, que herdou da velha Europa (Hungria), o gosto pelos instrumento de cordas, o violino.

domingo, 22 de março de 2015

Brasil X Hungria: solenidade de acesso à cidadania - 10 - Eszter Dobos





São Paulo (SP) Brasil X Hungria: solenidade de acesso à cidadania - 10. Evento  contou com a participação da comunidade húngara remanescente de Jaraguá do Sul (SC). 
A solenidade da entrega da cidadania húngara foi no Colégio Santo Américo, bairro Morumbi.
O evento marcou as comemorações do levante húngaro ocorrido em 15 de março de 1848.
Homenagem a Jaraguá do Sul, no evento, pois a cidade foi palco da emigração húngara, do Leste europeu.
Eszter Dobos, Cônsul foi atuante e facilitou o processo de cidadania húngara aos jaraguasulenses. Neste vídeo narra o desenrolar dos trabalhos realizados em Jaraguá do Sul/SC e estimula a comunidade remanescente a lutar por essa possibilidade e assim manter os vínculos com a nação de origem, a Hungria.
Ademir Pfiffer - Historiador

Brasil X Hungria: solenidade de acesso à cidadania - 11 - Amauri Steinma...





São Paulo (SP), Brasil X Hungria: solenidade de acesso à cidadania - 11. Evento  contou com a participação da comunidade húngara remanescente de Jaraguá do Sul (SC). 
A solenidade da entrega da cidadania húngara foi no Colégio Santo Américo, bairro Morumbi.
O evento marcou as comemorações do levante húngaro ocorrido em 15 de março de 1848.
Homenagem a Jaraguá do Sul, no evento, pois a cidade foi palco da emigração húngara, do Leste europeu.
Amauri Steinmacher descendente das famílias Scheuer e Steinmacher abordou a conquista social e cultural, bem como ela representa para sua vida promissora, como empreendedor.

Brasil X Hungria: solenidade de acesso à cidadania - 17 - Emílio da Silv...





São Paulo (SP), Brasil X Hungria: solenidade de acesso à cidadania - 17. Evento  contou com a participação da comunidade húngara remanescente de Jaraguá do Sul (SC). 
A solenidade da entrega da cidadania húngara foi no Colégio Santo Américo, bairro Morumbi.
O evento marcou as comemorações do levante húngaro ocorrido em 15 de março de 1848.
Homenagem a Jaraguá do Sul, no evento, pois a cidade foi palco da emigração húngara, do Leste europeu.
Em nome dos homenageados fez uso da palavra o Senhor Emílio da Silva Neto, neto de Madalena Schreibe e Salomon.
Ademir Pfiffer - Historiador

sábado, 21 de março de 2015

Embaixador da Hungria se reúne com presidente da FIBRA



O embaixador da Hungria, Norbert Konkoly, se reuniu com o presidente da FIBRA, Jamall Jorge Bittar, para apresentar tecnologias na área de gestão ambiental.

terça-feira, 17 de março de 2015

Cidadania húngara para jaraguaenses



            Após intenso preparo para aprendizagem dos conhecimentos básicos da Língua Estrangeira Húngara, entre os anos de 2013 e 2014, em 15 de março, em São Paulo, no bairro Morumbi, no auditório do Colégio Santo Américo aconteceu a sessão de entrega dos do documento da cidadania húngara dos jaraguaenses: Emílio da Silva Neto;  Debora Rau Ulrich Carvalho e o filho Artur Henrique; Fabiana Kanzler Maiochi e o filho João Alberto; Amauri Francisco Steinmacher e a filha Janaina.
             De Blumenau, a cidadã Renata Tubor, de São  Paulo, radicada naquela cidade conquistou a segunda cidadania, cuja família compareceu em peso para partilhar o momento especial.
             O evento foi concorrido e aproximadamente 300 pessoas participaram da sessão solene dos cidadãos brasileiros de diversos estados da federação, que passarão a serem os novos húngaros, com direito da carteira de identidade e passaporte.
            A cerimônia oficial contou com a participação do Senhor Norbert Konkoly, embaixador da Hungria; Zsolt Maris, Cônsul Geral (São Paulo); Eszter Dobs, assuntos consulares e Gábor Gyuricza, auxiliar consular; bem como o Senhor Kristóf Szatmári, Presidente da Câmara da Indústria e Comércio de Budapeste.
            Após o evento, um coquetel com  vinhos de aroma húngaro foi oferecidos aos novos cidadãos húngaros em território brasileiro e aos convidados.
            A Fundação Cultural de Jaraguá do Sul, desde 1996 tem apoiado o movimento de reavivamento da cultura húngara e o atual processo desencadeado pela conquista da cidadania.
 Para evento foi encaminhado um representante do órgão do governo municipal, Ademir Pfiffer, historiador e diretor dos museus municipais, o qual fez o registro em vídeos e imagens digitais, seguido de gravações de depoimentos de Eszter Dobs e Amauri Francisco Steinmacher, que narraram o momento histórico-cultural para o cidadão que conquistou a cidadania e para comunidade remanescente dos suábios húngaros, ainda presentes em Jaraguá do Sul, desde 1891.
O Senhor Emílio da Silva Neto falou ao público e as autoridades presentes sobre a importância do acesso a segunda cidadania, a húngara, para famílias e cidadãos remanescentes da emigração do século XIX, na Colônia do Jaraguá.
Da unidade consular de São Paulo foi entregue ao Senhor Emílio da Silva Neto, a bandeira da Hungria, que já lufou durante sete dias sobre o parlamento, próximo ao Rio Danúbio, em Budapest, a qual passa a integrar o patrimônio da Associação Húngara, de Jaraguá do Sul.

Ademir Pfiffer - Historiador


Renata Tubor, cidadã blumenauense!


Colégio Santo Américo - auditório

Emílio da Silva Neto, Ademir Pfiffer  e Amauri Francisco Steinmacher.


 Eszter Dob, Débora Rau Ulrich Carvalho, Emílio da Silva Neto, Gábor Gyuricza, Morgana Kanzler Maiochi [filho João Alberto], Amauri Francisco Steinmacher e a filha Janaína.


Sessão especial de homenagem a Jaraguá do Sul [SC],  para entrega da Bandeira da Hungria, ao Senhor Emílio da Silva Neto.

Destaque para uma apresentação cultural por escotistas e folcloristas.


Os jaraguaenses que conquistaram a segunda cidadania, a húngara.


 O público composto pela comunidade húngara remanescente de São Paulo e de outros estados da Federação prestigiaram o evento, no Colégio Santo Américo, espaço de difusão  dos valores da educação húngara, brasileira e católica.


 Após a cerimônia, o registro fotográfico do primeiro grupo de cidadãos e cidadãs, que conquistaram a cidadania húngara como moradores de Santa Catarina.


Canto magyar pelos jovens que revelaram na música a identidade húngara presente no Brasil.