domingo, 1 de novembro de 2015

Memórias da Cidade - Preservar para Usar | Jaqueline Quadros | TEDxBlume...





Jaqueline Quadros é uma cidadã jaraguaense da gema. Embora, morando em São José (SC) e trabalhando em Florianópolis (SC), como descendente de suábio húngaros (família Wolf) foi a Blumenau (SC), participar de um programa TEDx BlumenauSalon.
No evento discorreu sobre a Paisagem Cultural Brasileira, inserida no Vale do Rio da Luz, município de Jaraguá do Sul (SC).
A contribuição não se ateve ao patrimônio material, mas ampliou o viés para a cultura imaterial, que permeia os hábitos e costumes dessa comunidade remanescente dos descendentes germânicos (alemães e pomeranos).
Confrontou os argumentos com a legislação vigente no pais, sobre o patrimônio cultural, estimulou a reflexão sobre a política e a prática de preservação vinculada ao sentimento de pertencimento à comunidade.
O vídeo é recomendado, como um elemento de reflexão, que possibilita novos diálogos. Assim, contribuiu para provocar no cidadão, a satisfação pelo sentimento de preservação da sua origem e valores.
 Dessa forma o cidadão que faz a sua parte para construção de um mundo melhor estará ligado com olhar sublime ao passado e ao presente, criando novas formas de preservação com diálogo e entendimento cultural e patrimonial.
O Brasil precisa de gente como Jaqueline e tantas outras na luta pela defesa do nosso patrimônio, que define a nossa identidade cultural.

Ademir Pfiffer - Historiador

Nenhum comentário: