sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Livros que são de autoria do pesquisador húngaro Lajos Boglár

Livros que são de autoria do pesquisador Lájos Boglár, pesquisador húngaro foram escrito para registrar o mundo dos magiares e suábios húngaros em meio ao território brasileiro.
Lájos Boglár, Antropólogo e pesquisador de uma Universidade da Hungria, caracterizou a realidade social, econômica e cultural, aonde foi inserido o povo hungarês no Brasil.
Lájos Boglár, na orelha de abertura destacou no livro "Mundo Húngaro no Brasil" (do século passado até 1942) a seguinte síntese:
"Desta forma, Mundo Húngaro no Brasil resulta em ser registro único de muitas das faces da imigração húngara para o Brasil".
A capa artística mostra as raízes da Hungria no Brasil por meio da imigração magyar e suábia húngara.
Já o livro de Lájos Bóglar escrito em parceria co Marcos Brasil Simas, revela o interesse etnográfico deste afamado pesquisador, que apaixonou-se pela herança indígena dos botucudos. Portanto, seu trabalho é de importância para o Brasil, especialmente, o Estado de Santa Catarina, onde desenvolveu sua pesquisa de campo. Assim podemos caracterizar sua obra literária _ um tributo ao povo indígena - a qual "trata-se de uma etno-histórica, dos botucudos". Foi editada pela ASSELVI/FAMEG, e tem 153 páginas.
Atualmente, um exemplar deste, encontra-se no Arquivo Histórico Municipal "Eugênio Victor Schmöckel", no setor de obras raras.

Nenhum comentário: