domingo, 31 de agosto de 2008

Os Suábios húngaros prestigiam a cultura alemã. Por quê?

A tradicional festa de Tiro Rei, o Sr Brand, associado da Sociedade Esportiva "Independência", do Jaraguazinho, ocorreu em 30 de agosto, conforme os costumes peculiares da família e tradição folclórica do tiro.
Entre as majestades do tiro ao alvo, o Sr Fernando Henn foi o destaque, pois, o qual pertence à etnia suábia húngara, que participa já por longos anos da tradição da cultura germânica.
É importante destacar, que várias famílias suábias húngaras, da região da Estrada Garibaldi e Jaraguazinho, participam e continuam particpando, desde os anos 50 - primórdios da fundação da Sociedade Esportiva "Independência" - da cultura do tiro rei.
Esta tradição existia e atualmente existe, ainda no Sul da Alemanha. Foi desta região, que por volta dos anos 40 do século XVIII, aproximadamente 400 mil habitantes - da Suábia , Francônia e arredores - deslocaram-se à Hungria e consigo levaram os valores da sociedade do trabalho e o legado cultural.
No final do século XIX, parte desta população veio ao Brasil, para a Colônia Jaraguá, na localidade da região do Jaraguá Alto e tifas arredores.
Embora, os suábios húngaros durante 150 anos a 250 anos , em território húngaro tenham reproduzido os valores da cultura húngara, todavia mantiverm parte da cultura germânica, a qual foi preservada nos impressos literários, costumes, arquitetura e outros.
No Brasil, os suábios húngaros, ao manterem contatos com a vizinhaça de origem germânica, através da língua e da herança cultural, adpatou-se rapidamente, a nova realidade, inclusive assumindo padrões de comportamento "germânicos", que fizeram parte da história da família na velha Europa,
Ao reproduzirem a herança e o legado cultural, os suábios húngaros, escreveram uma nova história nos trópicos da América, nas comunidades rurais da Colônia Jaraguá , Jaraguá e Jaraguá do Sul.Fernando Henn, o exímio atirador - suábio húngaro - da Sociedade Esportiva "Independência, do Jaraguazinho foi sagrado cavalheiro do tiro rei, em 2007.
Um conjunto de troféus mostra a importância do tiro esportivo, o qual é praticado pelos associados do Independência. Assim, anualmente vão para as prateleiras da sede social, inúmeros troféus, fruto da atuação dos associados nos torneios externos, dos quais participam.
"A cultura é um movimento coletivo que só pode acontecer com o apoio do governo."
( Norma Bengell, atriz )

Nenhum comentário: