quarta-feira, 11 de março de 2009

Recital de Cítaras atraiu os suábios húngaros e magiares


A Associação Húngara de Jaraguá do Sul participou dos festejos dos 180 anos de Imigração Alemã em território catarinense, quando da realização do Recital de Cítara, em 7 de março, no Restaurante da Armalwee. O evento foi organizado pelo Botafogo Futebol Clube da Barra do Rio Cerro, em parceria com o SESC, o qual contou com a presença dos músicos de cordas, Lúcia Menarin (Professora de Matemática) e Henrique Menarin (estudante de Engenharia Mecânica/UFSC), da cidade paranaense de Castro.
A Sra Claudia Ersching Kitzberger compareceu com a família e demais associados, para apreciar as artes das cordas, cuja cultura é muito difundida no Leste europeu (Hungria), terra de origem dos suábios húngaros.
A Associção Húngara, através dos seus associados puderam conhecer a versatilidade do instrumento, o qual é muito ligado à origem do húngaros e suábios húngaros. Portanto, fica o desafio para esta Associação refletir a possibilidade de implantação de um Projeto Piloto em sua sede social, na Estrada Garibaldi, pra difusão desta cultura musical.
Em depomento na ocasião do recital, a Sra Claudia lembrou que sua avô tem recordações de que na familia Wolf, na região do Garibaldi, no transcorrer do século XX, havia alguém, que soubesse manipular as cordas, as quais originavam lindas canções européias.

Nenhum comentário: