O Grupo Folclórico "Dunántúl", de Jaraguá do Sul foi a Hungria difundir o folclore, que adormeceu longos anos desde a década de 40, quando o Estado Novo (1936-1945) tratou de oprimir o povo europeu [remanescentes] dos pais do Eixo, inclusive a Hungria, aliada dos alemães. Entre os anos de 2001 e 2007, o relacionamento do Brasil e da Hungria ganharam novos contornos politicos, e os "húngaros" de Jaraguá do Sul (SC) foram ao território da Hungria, graças ao movimento iniciado por Dr Lajos Boglar e Catarina Kovacs. A viagem foi considerada o retorno às origens.
Assim o movimento cultural de 1996, para salvaguardar o legado cultural do Leste europeu, em Jaraguá do Sul passou pela formação do pensamento de construção da identidade húngara no terrtório brasileiro.
De fato o movimentou sucitou a nessecidade Jaraguá do Sul voltar as origens e narrar com novos indicadores sua história, como fez o estudante de Mestrado Sidnei Marcelo Lopes, ao desenvolver um campo teórico formatado na história dos nossos primeiros imigrantes.
Ademir Pfiffer - Historiador
Nenhum comentário:
Postar um comentário