sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

25 horas

No dia 14 de janeiro às 6 horas e 30 minutos do Salão 25 de Julho, no Jaraguá 99, partia uma pequena delegação de jaraguaenses, com a missão de representar o Estado de Santa Catarina, no Xº Festival Sulamericano de Danças Húngaras, na cidade de Montevidéu, Uruguai.
O itinerário foi o longo curso da BR 101, que desafia motoristas devido à precária sinalização no trecho de duplicação. E quando há trechos já executados, logo se percebe um festival de erros de engenharia, fruto da ausência de fiscalização por parte das autoridades competentes.
Vergonhoso é a cobrança de pedágio no trecho de Palhoça (SC), em direção ao Estado do Rio Grande do Sul. O cidadão paga por algo que o Governo não oferece serviços de qualidade.
No Rio Grande do Sul, em direção à fronteira uruguaia, cobra-se pedágio num trecho aonde não há duplicação e cuja população de rizicultores abastadas, paga pelo pedágio sem reclamar.
Da delegação, de 20 integrantes, que viajou ao Uruguai, chamou atenção, o pequeno Augusto Preuss, filho do casal folclorista Fabricio e Charlene Preuss, No dia 15 de janeiro, o pequeno Guto, o mascote da delegação, completou o seu primeiro aninho sobre quatro rodas, em pleno território uruguaio. Durante todo o percurso, Guto brincou com o grupo excursionista. A todo momento espalhava risos, abraços intermináveis e brincadeiras, que enriquecia o ambiente e fazia a delegação esquecer o longo trajeto de 25 horas, que deveria ser vencido.
Assim, chegamos e regressamos da nação uruguaia, sob proteção de Santo Estevão, padroeiro e guerreiro do povo húngaro, cujo Guto, é novo ícone da cultura magyar, a qual ganha, quando nascem novos seguidores com vigor para defendê-la.
Ademir Pfiffer - Historiador



 

Nenhum comentário: