sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Hungria, a nação que revitaliza sua marca na América Latina

A cidade de Montevidéu, no Uruguai sediou de 15 a 23 de janeiro, o Xº Festival Sulamericano de Dança Folclórica Húngara, que reuniu Uruguai, Argentina, Brasil e Venezuela. Paralelo, também ocorreu um simpósio com o propósito de difundir a história e a identidade húngara na América Latina.
Por que o Grupo de Danças Dunántúl, da Associação Húngara de Jaraguá do Sul foi ao Uruguai? Primeiro mostrar o trabalho voluntário da entidade, que vem sendo desenvolvido em prol da difusão da cultura e do folclore húngaro, desde a década de 90; segundo, integrar-se com as demais nações latinas americanas; terceiro, desenvolver um trabalho multiplicador conjunto entre as nações do MERCOSUL.
O festival de Montevidéu reuniu um grupo de mestres, pesquisadores, folcloristas, bailarinos, entre outros, para marcar a presença da nação húngara na América Latina.
O Balneário de La Salinas, próximo a Montevidéu foi transformado num espaço luz, destinados à bailarinos e coreógrafos, para aperfeiçoar o idioma, conhecerem técnicas e métodos de danças folclóricas. Nesta perspectiva, o objetivo foi atingido, o que assegura a continuidade à difusão cultural em seus respectivos países.
No Uruguai, a delegação Dunántúl de Jaraguá do Sul foi reconhecida e aplaudida ao lado da São Paulo – maior núcleo de concentração magyares da América Latina – como centro multiplicador e pólo da cultura húngara no Brasil.
Jaraguá do Sul conquistou prestigio e reconhecimento neste festival, graças aos voluntários, que fazem um trabalho abnegado. No entanto, vale destacar o trabalho da diretoria da Associação Húngara, através da Senhora Claudia Kitzberger, que conduz a presidência da entidade com afinco, direção e ampla atuação.

Ademir Pfiffer – Historiador – Jaraguá do Sul - Brasil

Nenhum comentário: