sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Noite da Hungria no Museu Histórico Emílio da Silva - 01



Publicado em 28 de set de 2017
A professora da Língua Estrangeira Húngara Dóra kenéz é a responsável pela aplicação do curso piloto em Jaraguá do Sul (SC).
Porém, faz um trabalho pedagógico diferenciado junto às unidades escolares da rede municipal, nos bairros Jaraguá 99 e Jaraguá 84.
Para estimular os estudantes daqueles bairros – colonizados por húngaros e suábio-húngaros – a professora Dóra foi às salas de aulas do ensino fundamental, abordar a identidade cultural e a história da Hungria, através de metodologia expositiva apoiada em rico material didático e áudio visual.
O resultado foi apresentado no dia 27 de setembro, no Museu Histórico Emílio da Silva por ocasião da visita do cônsul Geral, húngaro em São Paulo, Szilárd Teleky e da cônsul honorário , Cristina Lago do Estado de Santa Catarina.
No roll de entrada do Mhes aconteceu o cerimonial de abertura do evento, através da participação dos alunos do curso de idioma húngaro, que cantaram o Hino Nacional Húngaro, seguido do pronunciamento da autoridade consular de São Paulo e de apresentação folclórica pelo casal, Péter Fekete e Eszter Darabos.
No piso superior da unidade museológica, na sala da ação educativa, Dóra Kenéz explanou o Programa do Ministério Húngaro, destacando sobre São Ladislau, rei da Hungria entre os anos de 1040-1095, cujo tema também permeia a exposição temporária, na sala temática Amadeus Mahfud.
Ademir Pfiffer – Historiador

Nenhum comentário: