sábado, 5 de julho de 2008

A Festa Catarinense do Strudel gerou uma produção artesanal desta delicia em Jaraguá do Sul

Na véspera da Festa Catarinense do Strudel, em 05 de julho, no Bairro Jaraguá 84, na sede do Salão Comunitário da Igreja Sabtíssima Trindade, o local foi transformado num centro de processamento de fabricação de strudel.
Dezenas de pessoas trabalharam arduamente, na fabricação do strudel de diversos sabores, que no domingo 06 de julho foram consumidos no Jaraguá Alto, Salão Comunitário da Igreja Santo Estevão.Veja algumas imagens que mostram a dimensão organizacional para os preparativos do evento:
Centenas de formas foram emprestadas das igrejas Católica e Protestante, dos bairro vizinhos do Jaraguá 84. Em cada foram depositadas duas roldelas de strudel.
Strudel de "queijinho", o sabor destaque na culinária húngara. Na Festa Catarinense do Strudel, outros sabores de strudel, também foram preparados como os de frutas, especialidade dos austriácos e alemães.
Depois de confeccionada a massa, Dolores Scheuer prepara a etapa dos pequenos montes, que iam ser transformados em uma película, a qual depois do manejo manual recebe uma cobertura.
A jovem Joice Quadros foi uma das fabricantes de strudel. A moça aprendeu rapidamente, o manejo da massa. Nesta fase, é preciso muito malabarismo e atenção redobrada, para que a massa não caia das mãos e fique no ponto, com pequena espessura.
Claudia Kitzberger e a colega Joice Quadros , juntas esticavam a massa para adquerir espessura e fina textura. Em seguida, a massa foi colocada sobre uma mesa, com uma toalha.
Depois da massa ter recebido o recheio, as jovens Joice Quadros e Charlene Ersching Preuss manipulavam a toalha, para enrolar delicadamente o sabor.
A dedicada equipe com muita propriedade distribuiam o recheio de queijinho em toda a extensão da massa.
Nesta imagem, outras voluntárias dedicam-se a arte de fazer o melhor strudel com sabor suábio húngaro.
O trabalho de equipe foi harmônico, o qual exigiu dedicação plena, para que os sabores do strudel pudesse chegar à mesa dos visitantes, no domingo.
A jovem Graciela Quadros e Charlene Ersching Kitzberger, desde cedo aprenderam em família a arte de confeccionar strudel.

Bacias contendo o recheio de queijinho foram preparadas. As Sras voluntárias (Otilia ErhardtDemarcki ?) conhecedoras de sua confecção, providenciaram muitos quilos de queijinho, da comunidade. A Festa Catarinense do Strudel nasceu gerando renda aos pecuaristas e produtores de leite, no Vale Itapocu.

Nenhum comentário: