quinta-feira, 3 de julho de 2008

Por que a festa do Strudel?
Após 117 anos, a cultura dos imigrantes na região do Garibaldi, em Jaraguá do Sul, relacionada a presença dos suábios húngaros e magyar, ganhará visibilidade, a partir da Festa Catarinense do Strudel, um festival gastronômico de valor imensurável.
Há muito tempo cogitava-se uma festa que trouxesse na sua concepção, os indicadores da cultura da antiga Província húngara, que foi incorporada ao Império Húngaro em 1867, fruto do compromisso entre as nobrezas austríaca e húngara e foi dissolvido em 1918, com o fim da Primeira Guerra Mundial.
Até os anos 40 do século XX, por diversas ocasiões, autoridades desta Nação mantinham contatos com os imigrantes em solo jaraguaense. No entanto, com o advento da Segunda Guerra Mundial, as relações diplomáticas entre o Brasil e a Hungria sofreram retaliações, provocando rupturas.
Todavia, nos anos 90, as relações foram reativadas entre as duas nações, tendo o Professor e Dr Lajos Boglar, facilitador do processo de aproximação Brasil e Hungria. Em 2001, a população remanescente dos suábios húngaros, já organizada em associação representativa e um grupo de danças (Dunántúl), por meio de um grupo de jovens foi a Hungria; repetindo o feito em 2007, ampliando a consciência desses jovens pela a história e a identidade magyar. Desta vez, a Senhorita Catarina Kovacs, mestre em etnografia, foi a anfitriã, recepcionando a delegação brasileira em território húngaro. Dra Catarina, na localidade de Garibaldi desenvolveu sua pesquisa de campo para uma das universidades públicas da Hungria, para conclusão do concurso de Mestrado e mais recentemente, o Doutorado.
Outro fator de relevada importância para a revitalização da cultura magyar em Jaraguá do Sul, foi a construção da unidade e identidade cultural, da população remanescente dos suábios húngaros e magyares, cujo grupo étnico atraiu e sensibilizou a sociedade jaraguaense. Em várias ocasiões, o Grupo de Danças Dunántúl, vinculada à Associação Húngara realizou apresentações na Praça Angelo Piazera, nos eventos culturais importantes, como o Jaraguá em Dança, Festival de Danças (Joinville) entre outros. Noites gastronômicas de sopas e cafés coloniais regados de muito strudel, também contribuiu para a efetivação da marca da cultura deste povo. Por esses feitos e destaques em ocasiões especiais, a consciência pelos valores da cultura nacional húngara tornaram-se presentes e marcantes em meio à sociedade jaraguaense. Muitos se perguntava, por que não realizar uma festa, a qual representasse a cultura deste povo?
E foi a partir deste questionamento que a idéia ganhou vigor e estímulo para a criação da Festa Catarinense do Strudel, em Jaraguá Alto, no Salão Comunitário da Igreja de Santo Estevão. A intenção é, também, de reviver a tradição do “kyritag”, uma festa regada pela culinária húngara, que no passado era realizada para celebrar as raízes culturais e a unidade do povo suábio húngaro e magyar, nesta comunidade.
No próximo 06 de julho, a Festa Catarinense do Strudel acontecerá com o mesmo espírito festivo de antigamente. Ou seja, reunir a população remanescente deste grupo étnico e os simpatizantes, para fortalecer a fé, difundir a culinária do strudel, congratular as famílias e estimular às artes folclóricas. Com este conjunto de propósito a cidade de Jaraguá do Sul, a “Pérola do Itapocu”, sobressai-se como uma cidade que valoriza o legado cultural do seu povo, tendo o Governo Municipal, por meio da Fundação Cultural, parceiros comprometidos com os valores da nossa gente.
Ademir Pfiffer – Professor de História e Sociologia - CEJA / Historiador Arquivo Municipal "Eugênio Victor Schmöckel"

Nenhum comentário: