sexta-feira, 4 de julho de 2008

O entorno da Igreja Santo Estevão no Jaraguá Alto

O cenário da Festa Catarinense do Strudel é um dos locais onde encontramos um dos mais belos Patrimônio Histórico do Município de Jaraguá do Sul. O entorno da Igreja de Santo Estevão também proporciona uma rica paisagem com indicadores e atrativos, como de plantações, mata verde, arte cemiterial, construções entre outros. Este cenário nos remete à memória da imigração e colonização há 117 anos atrás, quando o povo magyar e suábio húngaro por aqui apareceram, mudando a paisagem natural.
Posteriormente, outros grupos étnicos como os alemães luteranos e polonoeses católicos, também contribuíram para que o Vale do Garibaldi tornasse-se um local habitável, cuja patrimônio seria sua diversidade cultural. Conheça nas imagens a seguir a região do Jaraguá Alto, que forma o entorno da Igreja Santo Estevão, um patrimônio da década de 20, do século XX:
A edificação histórica da Igreja Santo Estevão é um dos maiores bens patrimoniais do Município de Jaraguá do Sul, e símbolo da presença suábia húngara.
Nos anos 80, a comunidade do Jaraguá Alto foi contemplada com construção de uma escola municipal, a qual foi designada de Santo Estevão, uma justa homenagem a imigração suábia húngara. A primeira diretora foi a Sra Alcioni Macedo Canuto.
O salão comunitário da Igreja Santo Estevão é o espaço para realização dos eventos desta comunidade. Está localizado defronte a Igreja.
A placa mostra que ao lado da Igreja Santo Estevão, há o lazer social do futebol. A prática do futebol foi muito significativo, desde o período após a Segunda Guerra Mundial, visto e compreendido, como um importante instrumento de manipulação do povo.
O campo do Grêmio Esportivo Garibaldi, ao lado da Igreja Santo Estevão mostra a unidade da comunidade em torno do futebol e da religiosidade. Portanto, uma célula social e cultural, que unem várias gerações e famílias.
A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, também tem sua bonita edificação, um salão comunitário e um cemitério. E o que funciona no pequeno rancho de madeira?
A antiga Escola Estadual Isolada Garibaldi, atualmente ampliada foi transformada num Posto de Saúde, do Governo de Jaraguá do Sul. Está muito próximo da Igreja Santo Estevão.
O Cemitério Santo Estevão fica nos fundos do Salão Comunitário. Apesar das irregularidades no relevo, devido o mesmo estar localizado numa encosta, possui um rico conjunto de arte tumular, que revelam a memória da imigração suábia húngara.
A principal cultura agricola no Jaraguá Alto, é a da bananeira. A imagem mostra a importância desta economia para o homem do campo, numa região que concentra a população remanescente de suábios húngaros, que sobrevivem da renda desta fruta tropical. A fruta da banana, desde os primórdios da imigração foi forte indicador da sobrevivência do homem rural.

Nenhum comentário: