domingo, 27 de dezembro de 2009

José Olivio Papp, o suábio húngaro botafoguense da Barra Rio Cerrense

Sander Nadgy, o maranhense magyar que veio a Jaraguá do Sul - SC

O mês de julho de 2008 foi marcado pela visita do Professor Sander Nadgy, do Estado do Maranhão, que veio à convite meu, para conhecer a presença da imigração suábia húngara e magyar, ainda remanescente, em Jaraguá do Sul (SC).
Para marcar a visita, apresentei a família Nadgy (sobrinho, cunhada e irmão), o Centro Histórico (Prédio da Estação do Trem) revitalizado, a geografia da área rural da Estrada Garibaldi centenária, a Igreja de Santo Estevão, a Igreja da Santíssima Trindade e o Cemitério do Jaraguá 84 (lado Pequeno). Lá gravei esta micorentrevista para sinalizar a vista desta família maranhense em Jaraguá do Sul, cujo papel de monitor de turismo realizei e registrei para a posterioridade.
A família Nadgy no Brasil marcou presença, a partir da Segunda Guerra Mundial.
O pai do Professor Sander, Nagy Lajos Endre tornou-se celebridade no mundo da Arte Contemporânea, aqui no Brasil e na América Latina (Paraguai e Uruguai). Deixou importante acervo no Maranhão, cidade de São Luís. Hoje é referência no Brasil, quando o assunto é arte magyar.
Do  Professor Sander ganhei dois portas chaves (modelo magyar/latino), com características do trabalho artístico criado pelo seu saudoso pai.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Oswaldo Steilein, a trajetória de empreendedorismo na América Latina


                                        Entrevista: 21 /12/09 - Schroeder - SC- Ademir Pfiffer

No Ribeirão Rodrigues nasceu o empreendedor Oswaldo Steilein, na década de 20. Neto de suábios húngaros, nos anos 50 veio ao Distrito de Schroeder, atualmente Município, no Nordeste catarinense.
A entrevista é significativa, pois revela aonde está a população remanescente de suábios húngaros, na América Latina.Veja a contribuição desta etnia para o desenvolvimento do Brasil e do Paraguai, no caso particular do Senhor Oswaldo Steilein.
Outro aspecto a compreeder-se nesta entrevista, é o processo de ramificação da imigração da população renescente do antigo Império Austro-Húngaro, que ocorreu de Jaraguá do Sul (SC) para Schroeder (SC) e desta, à cidade de Hernandária, no Paraguai.

sábado, 5 de dezembro de 2009

Nelson Zoz, um suabio húngaro no Vale do Itapocu

Por aonde circula a população remanescente do antigo Império Austro-Húngaro que chegou à América, no Brasil (Santa Catarina/Colônia do Jaraguá), no final do século XIX?


quarta-feira, 28 de outubro de 2009

49º JASC, tem a participação de um suábio húngaro de Jaraguá do Sul



Claudio Schmidt, associado desde garoto à Sociedade Esportiva Independência de Jaraguazinho irá representar Jaraguá do Sul, no 49º Jogos Abertos de Santa Catarina, sediados em Chapecó, de 12 a 21 de novembro.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Dia da Hungria no Estado de São Paulo - Capital

Em 2009, pelo segundo ano consecutivo a comunidade magyar e suábia-húngara recebe convite da Casa Húngara de São Paulo. Confira: Por que a comunidade húngara de Jaraguá do Sul recebeu o convite?
Por estarmos integrados e sintonizados com a Metropole das América, a cidade de São Paulo, acolhedora do povo magyar do Leste euuropeu, através da Casa Húngara.
A Casa Húngara localizada no Bairro Vila Olimpia é uma importante instituição social à serviço da cidadania de hángaros e brasileiros.
Em 2008, entre os dias 17 e 18 de julho, os membros da Associação Húngara de Jaraguá do Sul foram hospedados nesta instituição. E, por longas horas desfrutamos da cultura húngara em meio à biblioteca, pinacoteca, entre outros elementos que nos remeteram à recordações da Hungria, que visitamos em agosto de 2007.

O que se fez para festejar o dia da Hungria em 2008, em São Paulo, Capital?
"Foi celebrada com a presença do conhecido Dömötör Gábor, chefe da Associação de Escoteiros Húngaros, fora da Hungria (nos EUA).No programa tivemos 2 filmes curtos, um sobre a Revolução (filmado em 1957) e outro sobre a Hungria atual, uma declamação da poesia de Wass Albert, “Üzenet haza", interpretada por Hársi Sári e a palestra de Dömötör Gábor, que falou sobre a influência dos húngaros e seus ideais naquela época e os seus aspectos relacionados com a situação atual do país. O discurso foi bem intenso e profundo, emocionando e tocando cada um dos presentes."
http://www.ahungara.org.br

domingo, 27 de setembro de 2009

Cultura germânica marca a vida cultural dos suábios húngaros

Festa de tiro feminino na Sociedade "Independência".
Quando: 26 de setembro
Banda: Atração - Medianeira - Paraná


Cultura germânica é constante entre os suábios húngaros na região do Jaraguazinho, em Jaraguá do Sul (SC), berço da imigração do povo do leste europeu, no final do século XIX.
ra
Rainha:Adriane Henn
1ª Princesa: Anelori Henn
2ª Princesa: Lilian Kruetzfeld
A festa foi no Salão Comunitário da Igreja Santa Cruz. A noite aconteceu o baile de encerramento da festa, na sede social da Sociedade Independência.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Professora Mara Rubia recria o artesanato húngaro em Jaraguá do Sul


O artesanato melhorou significativamente sua produção para difusão, na Festa Catarinense do Strudel. A Professora Mara Rubia Unhlauf, que é pesquisadora da cultura, artesanato e folclore magyar, apresentou uma barraca bem típica dos costumes do povo da terra da velha Hungria.
A barraca da Professora Mara foi apreciada pelos visitantes, pois a mesma chamava e prendia atenção pelas atrativas das cores, da nacionalidade húngara, tão fortes e envolventes, proporcional à qualidade do artesanato, que criou fundamentado em pesquisas.

Festa Catarinense do Strudel, na voz ecumênica do Padre Silvino Hoepers


O Padre Silvino Hoepers realizou no dia 5 de julho um Culto Ecumênico, unindo luteranos e católicos, das etnias alemã, pomerana, magyar e suábia húngara, na Igreja da Santíssima Trindade, no Jaraguá 84, depois de 118 anos de presença do povo do Leste europeu,da Hungria, em Jaraguá do Sul (SC).Portanto, um marco na história de nossa cidade, um progresso e um incentivo para a prática do ecuminismo, hoje tão necessário, para difusão da pluralidade religiosa.

domingo, 5 de julho de 2009

Imagens da Festa Catarinense do Strudel


A faixa indicava o local exato da festa,a sede social do salão da Igreja Santíssima Trindade, no Jaraguá 84, um antigo núcleo de imigração magyar e suábia húngara.O terreno onde foi edificado a estrutura da igreja e salão foi doação do Sr José Scheuer, pai de Alberto e Gabriel (Expedicionário da IIª Guerra Mundial/1939-1945).


O Sr André Krammel possui agência de turismo na cidade Joinville (SC), por longo anos.

Péter Torbágyi escreveu da Hungria (avaliando a entrevista com o Sr André), para o Ademir Pfiffer, em 22 de julho de 2009:

"Meu amigo,
Eu sempre miro os vídeos no blog. Então eu vi o vídeo do Sr. André. Eu não entendo tudo, mas foi muito emocionante. Pois, isso realmente me ajudou a imaginar como era a vida dos imigrantes.
Eu admiro-lhe a sua energia e parabéns pelo novo blog !
Abraços,Peter"

Site:www.allestur.com.br

Do pátio da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, a imagem acolhedora da "IIª Festa Catarinense do Strudel", no Bairro Jaraguá 84.

Festa Catarinense do Strudel - Preparativos



Otília E. Demarchi, Claudio Fernandes (AN-RBS)e Luzia Scheuer Kitzberger, na cozinha do salão da Igreja Santíssima Trindade, Jaraguá 84, por ocasião de uma demonstração de fabrico da iguaria do strudel.




Reunião administrativa (Comissão Organizadora), em 28 (domingo)às 17 horas, no salão da Igreja Santíssima Trindade (piso térreo).

domingo, 28 de junho de 2009

Alfredo Maas, o pomerano que gosta do strudel dos suábios húngaros


Alfredo Maas, um pomerano que casou com uma Sra Suábia Húngara, Ana Lehmert Maas. rainha da Festa Catarinense do Strudel, edições 2008 e 2009.


Beija-flores são as aves predileta da Rainha da Festa Catarinense do Strudel - Ana Lehmert Maas


Ana Lehmert Maas e a neta Juli e o neto Lucas.


quinta-feira, 25 de junho de 2009

Fórum de Inclusão Étnico Racial na UNERJ, os cursistas receberam folder da Festa Catarinense do Strudel


A Professora de Química Viviane Rosa Nogaretti Boddenberg, atual Assistente Técnico Pedagógico, da Escola de Educação Básica "Professor José Duarte Magalhães", Barra do Rio Cerro recebeu o folder convite da Festa Catarinense do Strudel, na sede da UNERJ, em 25 de junho (quinta-feira).

O Correio do Povo, um caso de gosto apaixonado pela iguaria do strudel

O Correio do Povo trouxe em 25 de junho na capa, uma provocante imagem da igauria da mesa dos jaraguaenses mais atrativa e cobiçada, o strudel.
Para apresentar esta saborasa alimentação nutritiva, a Sr Claudia Kitzberger foi convidada para representar a Associação Húngara, por ocasião do lançamento da IIª Festa do Strudel, no Centro Histórico de Jaraguá do Sul. Em 05 de julho, no Jaraguá 84, no Salão Comunitário da Santíssima Trindade, tudo estará pronto para o sucesso deste evento, desta vez planejado com organização e conforto, evitando incovenientes.
O texto jornalístico é criativo e igual ao sabor desta iguaria. Portanto, o jornalismo deste veículo de comunicação é proporcional à cultura desta culinária, rica por variedade e apreciada pela qualidade.
A Escola de Bandoneon do Botafogo Futebol Clube irá ao evento por intermédio do Professor Marcio Brosowsky, músico e integrante do Trio Edelweiss. Portanto, o folclore (música) do antigo Império Áustro Húngaro será outra atração desta festa, pois o público avaliou a banda(2008) e considera esta musicalidade(repertório) adequada à festa.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

IIª Festa Estadual do Strudel - Jaraguá 84

A festa é um tributo à cultura imaterial (gastronomia) do Leste europeu (Hungria), cuja imigração aconteceu na antiga Colônia do Jaraguá (Estado de Santa Catarina), por volta de 1891.
O Strudel de "queijinho" é uma herança desta imigração proveniente do antigo Império Áustro-Húngaro, que muito contribuiu para o progresso e desenvolvimento de Jaraguá do Sul (SC).



Trajeto da Rodovia Elza Trapp Meier - Jaraguá 84 - Jaraguá do Sul- SC

domingo, 14 de junho de 2009

Hungria das bicicletas (CriticalMass 2008 sept)

O vídeo retrata o culto ao ciclismo, uma modalidade de esporte muito difundida no verão naquele país, especialmente, em Budapeste.
O local do evento foi bem próximo à Universidade aonde ficamos alojados, em agosto de 2007, por ocasião de nossa -Associação Húngara de Jaraguá do Sul/SC - vista àquele país.
Os húngaros vivem a plena liberdade conquistada à base de grandiosas revoluções, cujo Santo Estevão foi o seu maior baluarte, na Baixa Idade Média.
Hoje, a nova geração colhe o fruto dos seus heróis e a nação húngara foi transformada num canteiro de obras. A capital da nação também transformou-se num centro de revitalização das edificações da transição da renascência para a Idade Moderna, as quais estão recebendo incentivos públicos para preservação patrimonial e a guarda da memória.

Péter da Hungria escreveu-me relatando (11/07/09):

"Meu Amigo,

Eu quero perdão de desaparecer por uns meses. A verdade é que trabalhando com meu livro não é tempo de nada.
Mas eu sigo lendo seu blog com grande admiração. Eu realmente gosto dos vídeos. Para mim issos vídeos significam muito. Assim, por favor não deixe este trabalho!
Eu tenho mais tempo desde agora. Então, se você precisar de alguma coisa, diga-me e eu tento de procurar lo.
P.S. É divertido, porque eu também sai no vídeo Hungria das bicicletas. Eu sou o tipo com a camisa vermelha gritando com 1,40 minutos. jeje"
Ademir Pfiffer - 14/06/2009
Ademir escreveu ao Péter em 11/07/2009:

"Péter,
Poderias me enviar algumas fotos de você participando do ciclismo?

Responda-me:

Qual foi a finalidade da concentração dos húngaros na praça de Budapeste?Qual o motivo para reunir tanta gente com bicicletas?

Abraços,

Ademir


22/07/2009, Péter escreveu ao Ademir:
"Meu amigo,

Esta concentração é um movimento internacional Massa Crítica. Na Hungria organizou duas vezes por ano. Não há nada que ver com políticos e outros. Nós só queremos chamar a atenção para a bicicleta como meio de transporte.
Em 2008 havia 80.000 participantes em Budapeste. É o número mais alto na história da Massa Crítica internacional.
Tenho algumas fotos do último, mas não aparecem http://picasaweb.google.hu/peter.torbagyi/CriticalMassBudapest#

O próximo foco será sobre o Dia Mundial sem carro (22 de setembro).
Abraços(Peter)"


domingo, 24 de maio de 2009

Noite das Sopas Húngara 1

Na Noites das Sopas Magyar e suábia húngara, após as refeições foi a atração do folclore por conta do Grupo de Danças Húngaras Húngaras Dunántúl, vinculado à Associação Húngara de Jaraguá do Sul.
Ademir Pfiffer - Historiador

Noite das Sopas Húngara 2009


Público jaraguense apreciou a culinária remanescente do antigo Império Áustro Húngaro, em Jaraguá do Sul. Sopas diversas, chope da marca Jaraguá e vinho foram servidos a gosto dos visitantes.




Centenas de pessoas prestigiaram no Jaraguá 84, no Salão Comunitário da Igreja Santíssima Trindade, a tradicional Noite das Sopas, da etnia suábia húngara e magyar.
A diretoria e associados se empenharam para servir os vistantes, que apreciam as iguarias da cozinha desta etnia, que a mais de um século está presente na mesa dos jaraguaenses.
Ademir Pfiffer - Historiador

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Noite das Sopas - Etnia Húngara - Jaraguá 84


Imagem de Ademir Pfiffer - Salão Santíssima Trindade - Jaraguá 84 - junho/2008.

Quando: 23 de maio de 2009.
Local: Jaraguá 84, no Salão Comunitário Igreja Santíssima Trindade
Horário: 19 horas
Sopas:....




Vídeo de Ademir Pfiffer - 2007 - Pavilhão de Eventos governo de Jaraguá do Sul -SC.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

180 Anos de Imigração Alemã em SC - 10º Acampamento Folclórico - Armalwee 9

A noite de 18 de abril, no sábado foi de encontro do folclore sul brasileiro, quando ocorreu o 10 Acampamento Folclórico, que trouxe à cidade diversos grupos de culturas, que estão em território brasileiro.
O Grupo de Danças Folclóricas Dunántúl, que caracteriza a cultura da dança magyar e suábia húngara, apresentou-se com uma animada coreografia , arrancando aplausos do público presente.
Vale ressaltar que a Comissão de Organização do evento mostrou eficácia, pois a festa foi regada à disciplina e bom entretendimento.
O folclore continua sendo um meio de formação e aproximação de culturas.
Ademir Pfiffer - Historiador e Professor

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Alfonso Steinlein, o promissor agricultor da Estrada Ribeirão Rodrigues



Viver, viver, viver!João Steinlein, o conhecedor da história da imigração magyar e suábia húngara.




João Steinlein morador há 81 anos no Ribeirão Rodrigues.
Conheça os fragmentos desta trajetória de vida.
Ademir Pfiffer - Jaraguá do Sul - SC

Renato Steinlein, visitando o irmão João no Ribeirão Rodrigues

O vídeo caracteriza a história de vida dos Steinlein, família suábia húngara, que chegou no Brasil no decorrer do Século XIX.



Ademir Pfiffer - Historiador

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Estradas Jaraguazinho e Ribeirão Rodrigues, caminho da imigração magyar e suábia húngara


Propriedade rural do Sr Alfonso Stheilein e Miranda Poltronieri Stheilein, ainda nos moldes da imigração suábia húngara, do século XIX.


15 de abril data magna, pois fomos (Ademir Pfiffer, Renato Stheilein e Sidnei Marcelo Lopes) à casa do Sr Alfonso Stheilein, para entrevista de História Oral - Arquivo Histórico "Eugênio Victor Schmöckel". Chegamos no Ribeirão Rodrigues pelas 9 horas e 15 minutos e retornamos as 15 horas.
Ademir Pfiffer - Historiador

quarta-feira, 8 de abril de 2009

IIª Festa do Strudel - Comunidade Igreja da Santíssima Trindade

Data? 05 de julhos (domingo)
Atrativos? Culto Musicalizado e Ecumênico
Horário: 9 horas
Abertura? 10 horas
A imagem da Igreja Santíssima Trindade revitalizada recentemente será o local de um culto ecumênico. A edificação remota a década de 20 do século passado, um cartão postal da cidade, para o visitante conhecer in loco, o legado cultural e religioso, do povo magyar e suábio húngaro.
O Bairro Jaraguá 84, apesar da urbanização recente, ainda mantém fortes traços do cultivo da banana, milho e aipim.
O salão comunitário será palco dessa festa, cujo atrativo está na iguaria do Strudel, com diversos sabores, bem como o tradicional gulache, que será servido no almoço.
São dois pisos para acomodar o público visitante, bem como tendas serão instaladas para acolher o público, as atrações folclóricas e a dança tradicional de salão, ao som de uma banda musical que volorize a musicalidade folclórica do antigo Império Austro Húngaro.
Toda região é servida por ótima rodovia asfaltada, o que facilita o acesso ao local.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Festa do Strudel - Comissão preliminar visita a Igreja e o Salão da Santíssima Trindade

Em 07 de abril, na terça-feira, às 9 horas da manhã, uma equipe multidisciplinar foi ao Jaraguá 84 - antigo reduto da imigração magiar e suábia húngara, para conhecer as instalações do Salão da Igreja Católica Santíssima Trindade.
Integraram a Comissão Preliminar da IIª Festa do Strudel: Ademir Pfiffer, Sidnei Marcelo Lopes, Denis Henn, Marilene Giese e Claudia Regina Ersching Kitzberger, a qual é Presidente da Associção Húngara e coreógrafa do Grupo de Danças Folclóricas Dunántúl.
A visita serviu para diagnosticar e avaliar as perspectivas da realização da IIª Festa do Strudel, numa edificação com piso terra e parte superior. De acordo com o diagnóstico dos observadores é necessário uma estrutura de barracas, confecção de piso de madeiras e estrutura de mesas e cadeiras, para servir de melhor comodidade para os visitantes.
Além disso foi discutido e observado o entorno do local da IIª Festa do Strudel, para estacionamento de carros dos visitantes da festa.

Video I - Rua Bertha Weege - Barra/Jaraguá 99



Vídeo II - Rodovia Elza Trapp Meier/Jaraguá 84

quarta-feira, 11 de março de 2009

Recital de Cítaras atraiu os suábios húngaros e magiares


A Associação Húngara de Jaraguá do Sul participou dos festejos dos 180 anos de Imigração Alemã em território catarinense, quando da realização do Recital de Cítara, em 7 de março, no Restaurante da Armalwee. O evento foi organizado pelo Botafogo Futebol Clube da Barra do Rio Cerro, em parceria com o SESC, o qual contou com a presença dos músicos de cordas, Lúcia Menarin (Professora de Matemática) e Henrique Menarin (estudante de Engenharia Mecânica/UFSC), da cidade paranaense de Castro.
A Sra Claudia Ersching Kitzberger compareceu com a família e demais associados, para apreciar as artes das cordas, cuja cultura é muito difundida no Leste europeu (Hungria), terra de origem dos suábios húngaros.
A Associção Húngara, através dos seus associados puderam conhecer a versatilidade do instrumento, o qual é muito ligado à origem do húngaros e suábios húngaros. Portanto, fica o desafio para esta Associação refletir a possibilidade de implantação de um Projeto Piloto em sua sede social, na Estrada Garibaldi, pra difusão desta cultura musical.
Em depomento na ocasião do recital, a Sra Claudia lembrou que sua avô tem recordações de que na familia Wolf, na região do Garibaldi, no transcorrer do século XX, havia alguém, que soubesse manipular as cordas, as quais originavam lindas canções européias.

Ademar Ersching, o Suábio Húngaro filmou a festa dos 180 anos da Imigração Alemã de Santa Catarina

O cinegrafista e fotógrafo Ademar Ersching, de ascendência suábia húngara foi o contratado pelo Botafogo Futebol Clube, para filmar o documentário das atrações musicais da cultura germânica, no último 8 de março.
Ademar tornou-se profissional da arte da fotografia e da filmagem, desde que trabalhou no Foto Loos, empresa do Sr Waldemar Behling, sucessor de Rudolpho Loos, imigrante alemão que chegou em Jaraguá do Sul por volta dos 30 e instalou um estúdio fotofráfico conceituado, na principal via da cidade, a Marechal Deodoro da Fonseca, antigo Caminho Jaraguá Rio da Luz.
Ademar passou o domingo, das 9 horas até 19 horas realizando filmagens, cujo trabalho vai render um DVD com os melhores momentos do 4º Encontro de Músico da Cultura Alemã, um tributo aos colonizadores de Jaraguá do Sul (133 anos) e a Imigração Alemã em Santa Catarina – São Pedro de Alcântara a primeira Colônia Alemã.
O trabalho de Ademar Ersching de registro das comemorações dos 180 anos da presença da Imigração Alemã em Santa Catarina, mostra a aproximidade da população remanescente do Leste Europeu, que na América do Sul sempre conviveu harmoniosamente, com as demais cultura, para a afirmação e construção da identidade nacional.
Em 2011 serão festejados os 120 anos da presença húngara e suábia húngara em Jaraguá do Sul, a qual foi e é uma das mais significativas colônias fundadas no Brasil. Os festejos deverão ser tratados cuidadosamente pela Associação Húngara, que deverá planejar para aquele ano, inúmeros eventos de natureza cultural, durante todo o ano. Até lá a Associação Húngara deverá estar em funcionando com os cursos de Língua Estrangeira (Húngara) e musicalização através da cítara.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Projeto organizado para viagem do Dunántúl em 2007

Associação Húngara de Jaraguá do Sul - SC

Área Cultural Segmento UF Mecanismo
Patrimônio Cultural Artesanato/Folclore - SC - FNC

Síntese do Projeto

Evento: O "Encontro de Todos os Húngaros", reúne Grupos de Danças Folclóricas e Associações Húngaras do mundo inteiro. O Encontro é uma oportunidade ímpar para aprofundar os conhecimentos referente a tradição e cultura húngara, através de cursos, oficinas de danças, acampamentos folclóricos e visitas a sítios históricos. A Associação Húngara de Jaraguá do Sul através de seu Grupo Dunántúl, foi convidada para o evento, devido ao seu trabalho de manutenção das tradições e da cultura húngara no Brasil, mantendo o único Grupo de Danças Húngaras no Estado de Santa Catarina, que desenvolve um expressivo trabalho na dança folclórica, tanto que o mesmo já foi campeão do Festival de Danças de Jonville, maior festival de danças da América Latina. No evento além de participar das oficinas/aulas de dança com conceituados professores húngaros e dos cursos, o Grupo realizará apresentações de seu repertório para o público húngaro, com uma em especial no histórico Castelo de Gyula na capital Budapeste. O "Encontro de Todos os Húngaros", além de oferecer aulas e apresentações de danças folclóricas, também propicia oportunidades para ampliar os conhecimentos referente a cultura da Hungria através de outras manifestações culturais (teatro, música, ...) e também inclui em sua programação visitas a vários locais históricos da Hungria sendo um deles o Distrito de Veszprém, região originária dos imigrantes Húngaros que vieram para Jaraguá do Sul no final do Século XVIII. Proposta: As atividades a serem desenvolvidas pelo grupo seguirão o seguinte roteiro, encaminhado pelos organizadores do encontro: 10 de agosto (sexta)- Budapeste Chegada em Budapeste. Acomodações. Visita ao tumulo do Dr Lajos Boglar no Cemitério de Farkasréti. A noite, visita no Castelo de Buda. 11 de agosto (sábado) - Budapeste Participar nos eventos da "Ilha", dia todo 12 de agosto (domingo) - Lajosmizse, Szeged De manhã viagem para Lajosmizse, à tarde partir para Szeged. À tarde: Visita a cidade Szeged, à noite assistir a peça de música "Rudolf" no âmbito do Festival de Teatro de Szeged. 13 de agosto (segunda-feira) Ópusztaszer, Békéscsaba Partir de manhã para Ópusztaszer, participar do evento interativo, visitar o "Feszty körkép". A tarde partir para Békéscsaba. 14 de agosto (terça-feira) Békéscsaba O dia inteiro ensino de dança, à noite fogueira de acampamento de "Sámán" 15 de agosto (quarta-feira) Békéscsaba De manhã ensino de dança, à tarde Museu de cereais. 16 de agosto (quinta-feira) Békéscsaba De manhã ensino de dança, à tarde passeio no castelo de Gyula, à noite teatro de Castelo de Gyula. 17 de agosto (sexta-feira) Békéscsaba O dia inteiro ensino de dança, à noite jantar de despedida. 18 de agosto (sábado) Százhalombatta De manhã partir para Százhalombatta, à tarde evento interativo, ensino de dança. 19 de agosto (domingo) Százhalombatta De manha e à tarde evento interativo e ensino de dança. Facultativo: Visita o festival de Folclore no Castelo de Buda em Budapeste, apresentação do "Dunántúl". 20 de agosto (segunda-feira) Százhalomabatta De manha e à tarde ensino de dança, evento interativo. Apresentação de dança "Dunántúl". 21 de agosto (terça-feira) Százhalombatta De manhã e a tarde ensino de dança, evento interativo. 22 de agosto (quarta-feira) Tihany, Veszprém De manhã partir para Tinhany, visita a povoação, almoço, à tarde passeio no Balaton. Jantar e dormir em Veszprém. 23 de agosto( quinta-feira) Budapeste De manhã conhecer a cidade Veszprém, à tarde partir para Budapeste. 24 de agosto (sexta-feira) Budapeste Passeio na cidade, jantar de despedida. 25 de agosto (sábado) Retorno ao BRASIL * As informações acima foram encaminhadas pelo candidato.
Fomte:Ministério da Culturo do Brasil

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Dunántul, os dançarinos folclóricos e Laszlo Hadady

Sérgio Fussi (boné), Délcio Demarchi, Joise Correa Demarchi, Laszlo Hadady (camisa preta), Rogério Finta, Cristiane Kitzberger, Claudia Regina Ersching Kitzberger, Roberto Kitzberger e Adriano Demarchi.


Laszlo Adady, tocando música erudita para os magiares e suábios húngaros

O musicista Laszlo Hadady mostrou com muita habilidade o dom musical que permeia a sua vida. Os jaraguenses aplaudiram o seu talento de refinado rigor teórico e prático.

Luzia Scheuer Kitzberger, a responsável de abastecer a noite com strudel e bolo

A Sra Luzia com outras mulheres da Casa Húngara foram encarregadas de organizar o café, regado à strudel com recheio de queijinho e frango. Não faltou o bolo para o aniversariante de 1º de fevereiro, Rogério Finta, também coreógrafo e dançarino do Grupo Folclórico Dunántul.

Eduardo Bermudez e Caterina Suracel, casal colombiano registrou a festa no Garibaldi

Eduardo é arquiteto e Caterina é musicista, aluna de Laszlo Hadady (FEMUSC), foi a intérprete durante a vista à Casa Húngara, na Estrada Garibaldi, noite de 31 de janeiro.

Laszlo Hadady, o húngaro que conheceu os hábito dos magiares e suábios húngaros

Encantado pela gastronomia da noite, Laszlo fez questão de pedir um registro fotográfico, o qual levou para Paris, França.

Laszlo Hadady, húngaro radicado na França foi à Estrada Garibaldi

O Professor Laszlo Hadady, do Conservatório da França, da cidade de Paris, autoridade no instrumento Hautboïste, veio ao FEMUSC. Por ocasião de estada descobriu que a região concentra um significativo grupo das etnias magiar e suábia húngara.
A convite de Sidnei Marcelo Lopes - relações públicas do Governo de Jaraguá e SCAR- veio para uma visita à Casa Húngara, cuja noite era de festa.
Muito comunicativo conversou com o grupo remanescente da imigração do leste europeu, conheceu as dependências do local, jantou e tocou o requinte instrumento musical, com o qual ele faz verdadeiras composições, de gosto erudito e arte musical, visto somente nos grandes centros de cultura, como Paris.
AdemirPfiffer, Sidnei Marcelo Lopes, Laszlo Hadady e Adriano Demarchi, por acasião da noite de confraternização na Casa Húngara, em Jaraguá do Sul.

31 de janeiro dia de festa na casa Húngara de Jaraguá 84

Por que nos reunimos somente no inicio de 2009? O fim de ano de 2008 foi numa época turbulenta, visto que o fenomêno da catástrofe - enchentes e deslizamentos de terras seguido de mortes, que assolou a região do Vale do Itapocu e Jaraguá do Sul, não proporciou um clima de festa entre associados da Casa Húngara e a comunidade.
Para iniciar o ano, nada melhor que uma festa, organizada e planejada em clima de louvor e agradecimentos, como expressou Cláudia Regina Ersching Kitzberger, Presidente da entidade. Após o jantar à base de costela assada na brasa no chão, a opção foi dançar músicas folclóricas húngaras.