quarta-feira, 25 de junho de 2008

Biblioteca Pública "Rui Barbosa" foi palco de lançamento da Festa do Strudel

Aconteceu hoje, nas dependências da Biblioteca Pública, o lançamento da Festa Catarinense do Strudel, tendo Sidnei Marcelo Lopes, como comunicador e mestre de cerimônia.
Na oportunidade, a imprensa falada e escrita conheceu os indicadores culturais e os atrativos deste evento, que nasceu com a finalidade de difundir o valor gastronômico (strudel) da imigração suábia húngara, a partir de 1891, em território da Colônia Jaraguá.
Um acervo de imagens digitais mostra, o evento de lançamento da Festa Catarinense do Strudel:
Kelly Erdmann (O Correio do Povo), ? (Oregional), cinegrafista da RBN, todos atentos para dar cobertura jornalística ao evento.
Carlos Henrique Schroeder (jornal na mão) Flavio Brunagno (editor chefe Jornal do Vale), Marilene Giese (Diretora da Fundação Cultural em Exercício), Belini Moser (Fundação Logosófica/Conselho de Educação/WEG), e Silvia Regina Toassi Kita (Presidente Conselho de Cultura), todos convidados para conhecer a nova festa gastronômica regada a strudel.
O Sr Tim Francisco, Rádio Amizade FM (Corupá/SC), entrevistando Claudia Regina Ersching Kitzberger, Presidente da Associação Húngara.
O repórter e radialista Albino Flores, Studio FM, também foi em busca de matéria jornalística sobre a festa do grupo étnico suábios húngaros.
A Sra Sandra Batistela, repórter e apresentadora da RBN TV Jaraguá, também levantou entrevista referente a temática do evento, para difusão na TV a Cabo, canal local.
A repórter do Jornal Oregional entrevistou a Sra Claudia Kitzberger, com intuito de levantar boas informações, que possa gerar uma boa matéria jornalística ao leitor do Vale do Itapocu.
Após as devidas explanações pelo mestre de cerimônia Sidnei Marcelo Lopes, Claudia Kitzberger e Marilene Giese, todos foram convidados a degustar três sabores de strudel, o que agradou muito a imprensa e convidados. Alguém não gostou?

O editor chefe do Jornal Absoluto no dia 27 de junho destacou a seguinte matéria:

"Na ocasião, também foi apresentado a imprensa, a programação da Festa Catarinense do Strudel, que irá acontecer no próximo dia 6 de julho na Igreja Santo Estevão, localizada no Bairro Garibaldi. A festa inicia às 9 horas com a missa, seguida às 10h30 com a abertura oficial com apresentação do Grupo de Danças Húngaras Dunántúl. Logo após às 11h30 será servido o almoço típico – que terá como pratos principais, Goulash, Strudel, Nhoque e salada - , com demonstração de como se prepara o strudel, apresentações culturais e atividade recreativas. Um concurso do melhor strudel, que será realizado às 14h, fará do vencedor o rei ou a rainha jaraguaense do Strudel. A programação encerra às 16h30 com o resultado do concurso e o início do Baile com o Grupo Edelweiss de São Bento do Sul. Este evento é promovido pela Prefeitura Municipal através da Fundação Cultural em parceria com a Associação Húngara."

O Jornal Oregional, em matéria divulgada em seu semanário, destacou a seguinte noticia:

Tradição Húngara

A idéia de realizar a Festa Catarinense do Strudel surgiu há dois anos, mas a Associação Húngara só conseguiu concretizar este sonho agora. "A gente quer mostrar a gastronomia e a força da etnia", diz Cláudia Ersching, presidente da Associação.

A expectativa é atrair cerca de 2 mil pessoas para a Igreja de Santo Estevão, no bairro Garibaldi, entre jaraguaenses e turistas, inclusive de fora do Estado, que já confirmaram presença.A programação inicia com a missa na Igreja, apresentação do grupo de danças Dunántúl e concurso para escolher o rei ou a rainha do strudel. Durante o almoço baseado no goulash – prato tradicional feito de carne e especiarias – haverá os integrantes da Associação vão demonstrar o preparo do strudel.

Os visitantes poderão saborear 12 variedades de strudel doces e salgados. "A nossa massa tem uma variação em relação ao prato feito na Hungria, a nossa é mais macia", explicou Cláudia.

A presidente da Associação pôde comprovar as diferenças e as semelhanças entre as tradições da colônia húngara jaraguaense e o país de origem em duas viagens feitas em 2001 e 2007, com a finalidade de estreitar laços entre o Velho e o Novo Continente.

A comitiva que contou com a equipe da Fundação Cultural participou de um festival de dança, conheceram novas receita culinárias, trajes típicos e artesanatos. "Um amigo nosso que trabalha na Embaixada Húngara disse que eles adoraram a nossa tradição, porque estamos fortalecendo uma cultura que para eles, está se perdendo, eles ficam muito orgulhosos", lembra Cláudia.

A Associação lembra que todos os produtos são feitos com o apoio da comunidade. A 1ª Festa Catarinense do Strudel será no dia 06 de julho, na Comunidade Santo Estevão.

A jornalista Lilian Cardoso em sua colunua diária destacou o seguinte texto informativo:

"Festa catarinense do Strudel
No dia 6 de julho, na Comunidade Santo Estevão, bairro Garibaldi, em Jaraguá do Sul, ocorre a 1ª Festa Catarinense do Strudel. Na programação, missa às 9 horas, na Igreja de Santo Estevão, apresentação de danças húngaras, almoço típico, concurso do melhor strudel, entre outras demonstrações culturais. O baile será às 16h30 com o grupo Edelweiss, de São Bento do Sul."

Um comentário:

Princesa Bazar disse...

Olá!
Gostaria de obter a receita de Strudel de Queijo(Ricota) com leite Condensado.
Obrigada!
adm.analucia@hotmail.com