terça-feira, 3 de junho de 2008

Suábios do Danúbio também são exímios participantes e promotores da cultura do Tiro Rei

A comunidade do Jaraguazinho há 25 km do Centro de Jaraguá do Sul, também concentra um número significativo de ascendentes da etnia suábia húngara. Esse grupo tem o seu diferencial por estar ligada a prática do Cristianismo Protestante, Igreja Luterana no Brasil e Igreja Luterana do Brasil; e são praticantes do tiro esportivo, igual tradição dos alemães, mantendo inclusive uma instituição congênere, a Sociedade Esportiva Recreativa Independência, fundada em 1º de setembro de 1957.
Foi no sábado, 31 de maio de 2008 aconteceu a festa do Tiro Rei do Sr Osmar Schmidt, um descendente de suábio húngaro, o qual recepcionou convidados e associados, numa bonita festa, com atrativos gastronômicos e muita dança, ao som da Banda Estrela D’alva, da cidade de Piratuba, próxima a Concórdia (SC).
É nesta região da grande Garibaldi, que os suábios húngaros revelam o seu diferencial, pois estes mantem muito próximo, as tradições dos grupos étnicos dos alemães e pomeranos. Este grupo étnico, no passado partiu do Sul da Alemanha (Baviera) a Província Húngara, no transcorrer do século XVIII, na Era da Imperatriz Terezia, a qual autorizou a entrada de quatrocentos mil alemães, a título de colonização, pois esta Província era na época um vazio demográfico, fruto de inúmeros conflitos sangrentos entre estes e os turcos otomanos.
No transcorrer do século XIX, última década, este grupo étnico já havia assimilado parte dos valores do povo magiar, embora mantivesse o “espírito alemão”, nas artes e na literatura. Mas com a experiência de vida acumulada, este humilde povo sofredor, por intermédio do Imperador Francisco, o qual estabeleceu acordo emigratório com D. Pedro II, para que os mesmos fossem aceitos na condição de emigrantes no Império Português, em território brasileiro.
De fato, a sensibilidade e a bondade do Imperador D. Pedro II transpareceu numa visita simbólica, quando realizou a Europa, navegou nas água do Rio Danúbio e chegou a sede da Província húngara. Na visita, as autoridades dos dois governos protocolaram as diretrizes de um acordo, que celebrou o inicio do processo emigratório, que autorizava a saída de parte da população considerada magiar, mas em sua maioria eram suábios do Danúbio ou da Hungria , os quais poderiam sair da Europa, rumo a América, ao Império Português e iniciar uma nova fase na história de sua trajetória.
No conjunto do grupo de emigrantes vindos da Província Húngara à Colônia Jaraguá, vieram famílias bávaras, destacando-se: Wolf, Fischer, Schmidt, Schwarz, Scheuer, Hen entre outras, as quais trouxeram consigos, indicadores e valores, permeados de representações da cultura germânica e magiar, enriquecendo a cultura regional, no Vale Itapocu, nas terras de domínio da Princesa Isabel.
Hoje, ao completar 117 anos de presença deste grupo étnico em nossa cidade, ainda encontramos as representações e manifestações culturais deste povo, como neste caso específico, a tradição do Tiro Rei, cuja cultura em território húngaro não é mais difundido, visto que a Província Húngara transformou-se num nação democrática e desenvolvida, tendo sua própria identidade civilizatória, no Leste europeu, com ricos referenciais étnicos, embora tenha pago um preço muito alto por esta conquista.

Stand de tiro, local para a prática esportiva do Tiro Rei, que no sábado reuniu parte da comunidade suábia húngara que aprecia esta tradição.
Jogar cartas, também é um passatempo predileto dos associados e convidados, na Sociedade Independência.
O melhor da festa é também dançar ritmos musicais da cultura alemã,polcas, valsas, rancheiras, entre outras.
De Piratuba (SC), antigo distrito de Concórdia, veio a Banda Estrela D'alva, que animou o públicou sempre ao som musical por meeio de ricos acordes.
O meio de transporte da banda é um super ônibus, que viaja pelo sul do Brasil, abrilhantando festas tradicionais e folclóricas.
Os associados do Botafogo Futebol Clube (inclusive eu) da Barra do Rio Cerro, também prestigiram a tradição dos suábios húngaors e alemães, no Jaraguazinho, num clima de boa amizade e irmandade.
Familiares do Rei e voluntários, na cozinha prepararam uma farta culinária, que inclusive contemplava o strudel, prato típico dos suábios húngaros.
Num fogão à lenha preparou-se as refeições que foram consumidas pelos convidados e associados. A mobilização das senhoras foi intensa o que garantiu uma farta e bonita festa.
Mesas foram distribuídas nas proximidades das refeições, onde todos puderam-se acomodar a aprovar a especilidades das senhoras de origem alemã e suábia húngaras.
Depois de marchar um trajeto nas proximidades da Sociedade Independência, os atiradores cumprimentaram o Rei, visto que o mesmo os recepcionou com atrativos, entre bebidas e comidas.
Enfileirados, os associados e convidados do Rei do Tiro, ouviram as recomendações da casa, anúncios de outras festas, entre outros, bem como as palavras do Presidente do Clube e o Rei, o Sr Osmar Schmidt.
O comandante da marcha foi o Se Delírio Antonio Schuarz, que estreiou na função, o qual comandou com disciplina o bonito desfile.
O Sr Osmar Schmidt, Rei e os respectivos cavalheiros....

Nenhum comentário: