segunda-feira, 23 de junho de 2008

Comissão Organizadora da Festa do Strudel planejam e visitam o local onde será o evento

Em 18 de junho (quarta-feira) à tarde, a Comissão Organizadora da Festa do Strudel, reuniu-se na Fundação de Cultura, para determinar as ações em prol da realização deste evento em Jaraguá Alto, 06 de julho (domingo), a partir das 9 horas.
A festa tem por objetivo de difundir os valores da cultura gastronômica, o strudel. Esse alimento de valor nutricional está presente 117 anos em Jaraguá do Sul, desde 1891, quando foi aberto o picadão do Garibaldi, onde foram instalados diversas famílias de origem suábia húngara e algumas de origem magyar. E foi deste grupo étnico que veio a contribuição culinária de confecção do strudel, prato típico que concedeu a Jaraguá do Sul, o título "Capital Catarinense do Strudel."
As imagens digitais revelam o trabalho de equipe, a qual planeja todas as etapas de realização deste evento, o qual nasce na base da comunidade, do Jaraguá Alto:

Professor Mario Orchowski e a Sra Rose Pinter, respectivamente, ele de ascendência polonesa e ela de ascendência suábia húngara, receberam a Comissão Organizadora, a qual trouxe o regulamento do Concurso de Confecção do Strudel.
Maria do Carmo (blusa preta), Fabiana Karsten (jeans), Claudia Kitzberger (blusa verde), Sidnei Marcelo Lopes e Ademir Pfiffer (fotógrafo). No pátio desta Unidade Escolar, conversando com a Sra Rose merendeira e atuante fabricante de strudel caseiro.
Vista frontal da Unidade Escolar Municipal e Estadual. A Unidade Escolar, também vai participar do evento da Festa do Strudel, com trabalhos que caracterizam a história e a cultura do povo suábio húngaro.
Professora Valquiria das série iniciais, também vai colaborar na elaboração e confecção de trabalhos que caracterizam a cultura suábia húngara.
Em 18 de junho na Fundação Cultural de Jaraguá do Sul aconteceu mais reunião para definir as diretrizes e a operação de organização da Festa do Strudel (Ademir Pfiffer, Claudia Kitzberger e Denise Hen).
Outros membros da Comissão Organizadora participaram da reunião (Marcia Alberton/toca).
Maria do Carmo Delgado de Souza, Carmen Vailatti (toca/blusa vermelha) e Marcia Alberton (casaco marrom).
O editor chefe do Jornal do Vale, em 23 de julho assinou a seguinte nota em seu semanário: "Jaraguá do Sul – A realização da 1ª Festa Estadual do Strudel, no dia 6 de julho, na Comunidade Santo Estevão, no Garibaldi, abrirá a programação dos 132 anos de fundação de Jaraguá do Sul, estendendo-se durante todo o mês."

Nenhum comentário: