quinta-feira, 12 de junho de 2008

O entorno da Santíssima Trindade, no Vale dos Suábios Húngaros
Avança progressivamente, a cada dia, as etapas de revitalização, no Jaraguá 84, da Igreja Católica Santíssima Trindade.
É importante apresentar, nesta etapa, imagens digitais do entorno deste mais rico patrimônio religioso de nossa cidade, um ícone da imigração suábia húngara na região da grande Garibaldi. Veja, a seguir o acervo fotográfico o qual levantei em minha recente visita ao local:
Do pátio da Igreja Santíssima Trindade avistamos a imponente edificação da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Comunidade São Lucas. Todavia, os descendentes de suábios húngaros mantém boa convivência com os luteranos
Uma pequena estrada de chão batido dá acesso à pequena colina, onde se localiza a edificação do patrimônio religioso em resturo.
O Salão Comunitário está integrado ao patrimônio religioso. O local serve para realização de encontros, festas de igreja, jantares dos idosos, café colonial e a noite das sopas dos suábios húngaros.
A imagem mostra uma plantação de bananeiras, a qual esconde a Casa de Comércio Marquardt Theilacher, com mais de 50 anos de vínculos com a comunidade.
Nos fundos há uma linda propriedade rural, onde os pastos verdes alimentam os animais domésticos da pecuária. A Mata Atlântica e as plantações de banana reforçam as raízes do pioneirismo dos suábios húngaros.
Ás margens da via asfaltada JGS Elsa Trapp Meier, bem defronte à edificação da Igreja, há uma propriedade rural e um conjunto de ranchos, os quais ficam próximo ao Rio Jaraguá.

Nenhum comentário: