domingo, 1 de junho de 2008

Igreja Católica da Santíssima Trindade é um símbolo de resistência

A cada dia, as etapas de restauro do prédio da Igreja Católica Santíssima Trindade, no Jaraguá 84, se tornam visíveis na paisagem do bairro. O restauro garante a recuperção e a preservação do Patrimônio Histórico, cuja edificação começou no ano de 1926, sendo concluída no ano de 1929.
Este prédio estava até recentemente, sob risco de desabar, visto que a velha guarda, nao se interessava pela sua recuperação e a qual desejava a demolição, conforme registros em ata.
Superada esta fase, a edificação está em via de restauro, em função do interesse de um empresário, o qual patrocina a execução de recuperação física do prédio, de acordo com as leis vigentes no Município.
No último 31 de maio fotografei o estágio de restauro. Eis as imagens:

A parte frontal foi uma das áreas do prédio recuperada, a estrutura de alvenaria, inclusive já recebeu uma camada de pintura, proporcionando um bonito visual.
O tapume mostra uma obra em plena execução. Depois de pronto, a comunidade deverá manter por meio de promoções sociais e culturais, a estrutura do prédio, para não incorrer no erro do passado, ou seja, deixar o patrimônio abandonado, para caracterizar crime contra o patrimônio.
Uma bonita imagem renasce no horizonte do Jaraguá 84, pois a mesma completou 82 anos, um marco da cultura do povo suábio húngaro no Brasil.

Nenhum comentário: