domingo, 1 de junho de 2008

A Colônia Húngara no Jaraguá é o primeiro livro que aborda a trajetória dos suábios húngaros

Na noite de 28 de maio, o Museu WEG foi palco de lançamento do livro "Colônia Húngara no Jaraguá" de autoria dos educadores Sidnei Marcelo Lopes, Alcioni Macedo Canuto e Olga Piazera Majcher.
A noite foi sublime, pois reuniu a comunidade suábia húngara e admiradores da cultura suábia e magiar, que está presente em Jaraguá do Sul, 11 7 anos.
A presença dos suábios húngaros na sociedade jaraguaense continua significativa, no que tange a vida social e cultural, pois o grupo étnico possui há 13 anos uma associação e um grupo de danças, denominado de Dunántúl.
Veja por meio das imagens digitais, como foi a noite de autógrafo, cujo ar festivo e comemorativo estava estampado no rosto de todos:Centenas de pessoas ocuparam o espaço cultural do Museu WEG, para prestigiar os autores do livro, que originaram um obra prima para a história regional.
Integrantes do Grupo de Danças Dunántúl prestigiando o ato solene do lançamento do livro, que retrata a imigração suábia húngara na região da Estrada Garibaldi.
Olga Piazera Majcher, é uma das autoras do livro, cujas páginas narram contextos de sua familia, particularmente de Georg Wolf, emigrante alemão que residiu na Provincia da Hungria, que no final do século XIX, emigrou ao Brasil, para a Colônia Húngara no Jaraguá.
Roberto Eissler, co-autor do livro que trata da trajetória dos alfaiates no Vale do Itapocu e Silvia Regina Toassi Kita, Supervisora do Arquivo Histórico Municipal "Eugênio Victor Schmöckel", também prestigiaram a noite de autógrafos.
O Sr Alfredo Günther, Olga Piazera Majcher, Ivana Cavalcanti e Julio da Silva (esposa), todos conhecidos pelos autores, os quais vieram prestigiar o lançamento do livro.
A família Demarcki, com vínculos na genealogia e na cultura húngara, compareceram em peso ao evento festivo.
Sidnei Marcelo Lopes, o brasileiro que assumiu a cultura húngara em sua trajetória de vida e um dos autores do livro, que foi lançado na noite, aqui ao lado do Sr Dietrich Hufnüssler.
O Sr Werner Voigt e Denise Zimmermann da Silva, participando e prestigiando, os autores do livro e a Associação Húngara.
O ex-Deputado Dionei Walter da Silva também foi ao evento conhecer as páginas da história da imigração suábia húngara, na antiga Colônia Jaraguá.
Os dançarinos da Associção Húngara (Dunántúl) compareceram para testemunhar a história do lançamento do livro, que eterniza a história deste grupo étnico em Jaraguá do Sul, em 117 anos.
A Senhorita Marilene Giese, Diretora da Fundação Cultural em Exercício foi agraciada com um livro celebrando as parcerias entre a Associação Húngara e o Governo Municipal.
O Sr Mario Wasch, suábio húngaro, que viajou à Hungria em 2001, com a Associação Húngara foi contemplado com um exemplar do livro.
Vídeos revelam como foi a noite cultural de lançamento do livro, que relata a trajetória dos suábios húngaros em 132 anos, de Jaraguá do Sul:
http://br.youtube.com/watch?v=Excv8AR3VsY
http://br.youtube.com/watch?v=upfNh0Y-oew
http://br.youtube.com/watch?v=oQbjs7N9eL8
http://br.youtube.com/watch?v=TwT7JIAUJFE
http://br.youtube.com/watch?v=qKDnk8yYCHQ
http://br.youtube.com/watch?v=nJoD_cRlfIE
"Mais uma importante obra de resgate da imigração será lançada em Jaraguá do Sul. “Colônia Húngara no Jaraguá” é o título da publicação com cerca de 400 páginas, que traz um pouco da história da Hungria, do império austro-húngaro, da imigração e do retorno às origens étnico-culturais com a criação do Grupo de Danças Dunántúl e da Associação Húngara de Jaraguá do Sul, que restabeleceu o contato com o país e a região dos antepassados.
Foi um amplo trabalho de pesquisa, de entrevistas, de relatos, que demandaram meses, esforço que reuniu os professores e historiadores Olga Piazera Majcher, Alcioni Macedo Canuto e Sidnei Marcelo Lopes, eles que também são partícipes de parte da história, principalmente depois da criação da Associação Húngara.
O livro “Colônia Húngara no Jaraguá” será lançado no dia 28 de maio, quarta-feira, às 19h30min, no Museu Weg. A Weg e a Fundação Cultural estão expedindo os convites para o evento.

Eggon assina prefácio

O prefácio é assinado por Eggon João da Silva, um dos fundadores da Weg, cuja mãe era de descendência húngara.
Trata-se de uma bela obra, que homenageia a etnia magiar e a sua contribuição para a colonização e desenvolvimento de Jaraguá do Sul. A presidente da Associação Húngara, Cláudia Kitzberger, disse que o livro “é um tesouro” para a comunidade húngara".

Jornal do Vale, 23 de maio de 2008.

2 comentários:

Unknown disse...

Olá Comunidade.

Meu nome é Fernando Luís Toni, sou joinvillense, meu Pai nascido em Jaraguá Alto.

Através de pesquisas, verifiquei que meu bisavô João Toni, foi um dos imigrantes e construtores da igreja Santissíma Trindade, bem como meu tataravô João Straub. Verifiquei também que Meu bisavô João Toni, se encontra sepultado desde 13/12/1936 no cemitério Ribeirão Cacilda.
Estou pesquisando sobre meus antepassados e agradeceria muito se alguém pudesse me ajudar dando uma diga, ou contando algo da história da minha família. Já adquiri sua certidão de óbito, afirmando que ele era austriaco, da região da Galícia. mas não informa a cidade onde nasceu.ou onde partiu o navio onde estava.
Meu contato é e-mail: nandotoni@yahoo.com.br e tel:(47)8404-5135.

Grato pela atenção.

Unknown disse...

Olá Comunidade.

Meu nome é Fernando Luís Toni, sou joinvillense, meu Pai nascido em Jaraguá Alto.

Através de pesquisas, verifiquei que meu bisavô João Toni, foi um dos imigrantes e construtores da igreja Santissíma Trindade, bem como meu tataravô João Straub. Verifiquei também que Meu bisavô João Toni, se encontra sepultado desde 13/12/1936 no cemitério Ribeirão Cacilda.
Estou pesquisando sobre meus antepassados e agradeceria muito se alguém pudesse me ajudar dando uma diga, ou contando algo da história da minha família. Já adquiri sua certidão de óbito, afirmando que ele era austriaco, da região da Galícia. mas não informa a cidade onde nasceu.ou onde partiu o navio onde estava.
Meu contato é e-mail: nandotoni@yahoo.com.br e tel:(47)8404-5135.

Grato pela atenção.