quinta-feira, 26 de junho de 2008

Escola Municipal Santo Estevão e Igreja Santo Estevão, juntas para mostrar a cultura suábia húngara
A Igreja de Santo Estevão e a Escola Municipal Santo Estevão serão os locais onde ocorrerão parte da programação cultural da Festa Catarinense do Strudel, em 06 de julho.
Na igreja, o Pe Lucas Schwarz será o paróco responsável pela organização e relização da missa festiva. O Pe Lucas é suábio húngaro nascido em território de Jaraguá do Sul, inclusive foi batizado nesta Igreja de Santo Estevão. Atualmente é paróco em Maripá (PR).
A Escola Municipal "Santo Estevão", por meio da coodenação da Diretora Concepcion, está desenvolvendo diversos trabalhos de pesquisa histórica sobre a trajetória da população suábia húngara, que ocupou a região de Jaraguá Alto, no final do século XIX. Todo trabalho é multidisciplinar e tem a mediação dos professores desta Unidade Escolar, do Ensino Fundamental. Por meio das imagens digitais conheça as edificações que estão presentes e fazem parte da história desta comunidade:

No final do segundo milênio, na gestão do Sr Geraldo Werninghaus (in memorian), este prédio escolar foi edificado, nesta Unidade Escolar.

Na fachada principal há uma composição em relevo, com elementos que denotam a presença do Cristianismo Católico, do povo magyar e suábio húngaro, que chegou no Garibaldi, por volta de 1891.

Vista frontal da Igreja de Santo Estevão, no Jaraguá Alto. A edificação é um tributo a presença dos suábios do Danúbio ou suábios húngaros. Já a vista lateral mostra uma paisagem cultural religiosa, mais antiga de Jaraguá do Sul, motivo de admiração por todos os cristãos, independente de credo religioso.
Vídeo mostra a imagem do interior da Igreja de Santo Estevão:
http://br.youtube.com/watch?v=q3kAntNyQWg

Nenhum comentário: