quarta-feira, 4 de junho de 2008

Jantar dançante no Jaragua Alto foi em abril para celebrar a unidade suábia húngara em Jaraguá do Sul

Em abril, em Jaraguá Alto, na sede do Salão Comunitário "Santo Estevão", aconteceu o jantar dançante da Associação Húngara e do Grupo de Danças Dunántúl, com o objetivo de aproximar a entidade da sociedade jaraguaense, para difusão da cultura suábia húngara.
Para o evento que aconteceu a noite, foi preparado pratos típicos da culinária húngara regada a muito vinho, chope da marca jaraguaense. Aliás, atualmente o chope é uma bebida muito apreciada na Hungria. No Brasil os suábios suábios húngaros, ainda mantem esta tradição de apreciar o bom chope, costume que remonta o século XVIII, quando esses ainda habitavam o Sul do atual território da Alemanha (Baviera).
Uma exposição de peças de indumentárias e acervo fotográfico foram mostrado num espaço cultural montado para a ocasião, visto a revelar a trajetória do Grupo de Danças "Dunántúl", em suas apresentações internacionais, Hungria (2001/2007) e Bueno Aires (2006).
Paralelo, aconteceu apresentações de danças infantis, canto húngaro pela juventude ao público, bem como o baile foi regado a música do folclore regional e contemporânea.
A seguir, o acervo revela imagens dos preparativos do evento festivo:
Num pequeno local, foi organizado uma exposição, que enalteceu a trajetória dos 13 anos da Associação Húngara, de Jaraguá do Sul.
Mesas diversas foram distribuídas no interior do Salão Comunitário de Santo Estevão, para receber o público convidado, que veio prestigiar a cultura húngara, dos suábios do Danúbio.
Durante todo dia, as Sras trabalharam na cozinha, com intuíto de oferecer aos convidados a herança alimentar dos antepassados da Província Húngara. Muitos dos sabores de mesa dos suábios húngaros foram adptados à realidade local do Jaraguá Alto.

Nenhum comentário: