terça-feira, 17 de junho de 2008

Missa na Igreja Santo Estevão na Festa Estadual do Strudel
A Festa Estadual do Strudel acontecerá no Jaraguá Alto (Estrada Garibaldi), em 06 de julho, no Salão Comunitário da Igreja Santo Estevão. A mesma terá missa festiva, na igreja mais antiga de Jaraguá do Sul, cuja edificação remonta a década de 20, do século XX. A Comissão Organizadora está mantendo contatos com uma ordem religiosa do Estado de São Paulo, visando trazer um Padre, que tenha conhecimento da cultura religiosa dos suábios húngaros. Veja o teor dos conteúdos tratados via correio eletrônico:

Caro Ademir:
(06/06/08)
Sou o Pe. Ernesto Linka, OSB,abade emérito,ainda responsável pelo atendimento espiritual da Colonia húngara em São Paulo. Chegou à minhas mãos o seu convite para as festividades de julho em sua belíssima cidade.
Eu conheço sua região de passagem e me impressionou a grande extensão e sobretudo a preocupação com a preservação dos costumes e da cultura da Hungria.Também conheço alguns dos membros do grupo de dança porque estiveram aqui em nosso mosteiro há alguns anos atrás para abrilhantarem a nossa festa anual de Santo Estêvão.
Aqui em São Paulo só somos dois padres húngaros, idosos,com dificuldades para empreender viagens. Segundo Dna.Eva, você já foi informado de que também a não há mais pastor protestante húngaro.
O que me ocorreu foi manter contato com o Pe. Lucas Schwarz, que estudou conosco, aqui se formou, nasceu na sua região e hoje trabalha como pároco no Paraná. Ele não fala húngaro, fala alemão.Se você acha que é boa idéia, gostaria que me retornasse.
Apesar das dificuldades acho que seria bom mantermos um contato, e estaria muito grato se você pudesse me dar melhores informações sobre a festividade que pretendem fazer no início de julho.
Atenciosamente,
D. Ernesto Linka,OSB


Novo contato: 17/06/08

Caríssimo Ademir:
Apesar da demora, consegui localizar o Pe. Lucas Schwartz.Ele aceitou participar das festividades em sua cidade. Por sinal ele também foi batizado na igreja de Santo Estêvão.Estudou o Colegial, a Filosofia e a Teologia em nosso mosteiro aqui em São Paulo e assim bem inteirado do espírito húngaro.Ele no momento é pároco em Maripá(PR), Diocese de Toledo.Vai entrar em contato com vocês.
Quando vocês mantiverem contato favor me comunicar.
Abraço bem faterno e meus votos de sucesso para o evento.
D. Ernesto

Ademir:
Quanto á sua pergunta sobre a naturalidade de Pe. Lucas ele é natural de Jaraguá do Sul e foi batizado na Igreja de Santo Estevão.Quando criança ospais mudaram-se como agricultores para Maripá no Paraná. Ali enconrei-me com eles na década de 70. Pe. Lucas estudou no seminário menor que nossa ordem mantinha em Nova Santa Rosa no oeste do Paraná, muito próximo de Maripá.Por isso meu interesse de que ele participe dessa festa em suaterra natal.
Abraço
D. Ernesto, OSB
19/06/08

Nenhum comentário: