domingo, 15 de junho de 2008

Noite da Sopa Suábia Húngara foi um festival gastronômico de temperos
O Salão Comunitário da Igreja Santíssima Trindade foi pequeno para o grandioso público que prestigiou a Noite de Sopa, um símbolo da imigração suábia húngara em Jaraguá do Sul.
Veja, o que Flavio Brunagno, editor chefe do Jornal do Vale publicou:"Noite da Sopa Húngara destaca gastronomia -A Associação de Cultura Húngara por meio do Grupo de Danças Dunántúl definiu a data de 14 de junho para a realização da Noite das Sopas, na Comunidade Santíssima Trindade, Bairro Jaraguá 84. Será colocada a venda 300 cartões a R$ 10,00. Os participantes poderão provar sete variedades de sopas, com o pão húngaro e acompanhamentos. A presidente da Associação, Cláudia Ersching Kitzberger, informa que a expectativa de venda de cartões é boa". Veja pelas imagens digitais, como foi o evento, que reuniu mais de 400 convidados:
Danças folclóricas magyar foram apresentadas aos convidados. Aplausos não faltaram ao Grupo de Danças Dunántúl.
Os pequenos "magiares" também expressaram pela arte da dança, a cultura dos antigos suábios húngaros. Bonita tradição mantida em Jaraguá do Sul, o que enriquece a nossa cultura por este diferencial.
As indumentárias do Dunántúl, tanto masculina e feminina chamam atenção do público, pois possuiem traços coloridos (moças) que lembram uma das cores da Bandeira da Hungria.
Muitos aplausos para os dançarinos e para os que se dedicaram aos tachos de sopa, pois tudo foi preparado com fino paladar.
Um telão foi disponibilizado para que todos pudessem apreciar o sapateado e a ginga dos dançarinos. Foi uma noite de chuva e frio, o que ajudou a consumir os panelões dos sete tipos de sopa.
Quem ficou para o final ficou para rever os amigos, por meio de uma boa conversa, em dialeto suábio ou bairich, uma variação da língia alemã.
Um ex-vereador(Hilário Scheuer) e o empresário (Marcos Scheuer), ambos de ascendência suábia húngara, planejaram na ocasião os destinos de Jaraguá do Sul, para o pleito de outubro. Ninguém ficou sabendo sobre o acordo político em família.
Vídeos:

Nenhum comentário: